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Black Friday: Procon-SP recebe 2.016 denúncias de consumidores

Black Friday 2024 gera 2.016 reclamações no Procon-SP, com 38,8% sobre atrasos ou não entregas. Dados ajudam empresas a melhorar serviços.
Imagem de cartaz do Procon-SP para ilustrar uma matéria jornalística
(Imagem: divulgação/Governo de São Paulo)

O Procon-SP apresentou um levantamento das queixas dos consumidores durante a Black Friday, realizada nesta sexta-feira (29). Até o início da noite, foram registradas 2.016 ocorrências por meio do site do órgão, redes sociais e consultas digitais.

Principais motivos de consentimento

Mais da metade das reclamações está relacionada a problemas com entregas. Confira os principais problemas apontados:

  • 38,8%: Não entrega ou atraso na entrega;
  • 13,18%: Produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado;
  • 11,84%: Cancelamento da compra após confirmação da venda;
  • 11,11%: Maquiagem de preços;
  • 10,63%: Indisponibilidade do produto anunciado.

Empresas mais reclamadas

Entre as empresas que receberam o maior volume de reclamações estão:

  • 6,5%: Dotcom / Sephora;
  • 4,37%: Magazine Luiza, Netshoes, Época Cosméticos, Magalupay, Hub Fintechee;
  • 3,83%: Mercado Livre;
  • 3,46%: Via (Casas Bahia, Ponto Frio, Extra.com.br);
  • 2,61%: Amazon e Claro (incluindo NET, Embratel e Nextel).

Uso estratégico dos dados pelo Procon-SP

De acordo com Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP, os registros de reclamações são uma ferramenta importante para orientar consumidores e ajudar empresas a aprimorar seus serviços. “O Procon-SP se reúne periodicamente com as empresas para discutir as questões levantadas pelos consumidores. Se bem utilizados, estes dados oferecem uma oportunidade de mudança estratégica para a melhoria de todo o negócio”, explicou.

Para facilitar o atendimento, o órgão irá disponibilizar canais específicos em seu site para tratar reclamações relacionadas à Black Friday, especialmente em casos que exijam maior prazo de solução.

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