O Procon-SP apresentou um levantamento das queixas dos consumidores durante a Black Friday, realizada nesta sexta-feira (29). Até o início da noite, foram registradas 2.016 ocorrências por meio do site do órgão, redes sociais e consultas digitais.
Principais motivos de consentimento
Mais da metade das reclamações está relacionada a problemas com entregas. Confira os principais problemas apontados:
- 38,8%: Não entrega ou atraso na entrega;
- 13,18%: Produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado;
- 11,84%: Cancelamento da compra após confirmação da venda;
- 11,11%: Maquiagem de preços;
- 10,63%: Indisponibilidade do produto anunciado.
Empresas mais reclamadas
Entre as empresas que receberam o maior volume de reclamações estão:
- 6,5%: Dotcom / Sephora;
- 4,37%: Magazine Luiza, Netshoes, Época Cosméticos, Magalupay, Hub Fintechee;
- 3,83%: Mercado Livre;
- 3,46%: Via (Casas Bahia, Ponto Frio, Extra.com.br);
- 2,61%: Amazon e Claro (incluindo NET, Embratel e Nextel).
Uso estratégico dos dados pelo Procon-SP
De acordo com Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP, os registros de reclamações são uma ferramenta importante para orientar consumidores e ajudar empresas a aprimorar seus serviços. “O Procon-SP se reúne periodicamente com as empresas para discutir as questões levantadas pelos consumidores. Se bem utilizados, estes dados oferecem uma oportunidade de mudança estratégica para a melhoria de todo o negócio”, explicou.
Para facilitar o atendimento, o órgão irá disponibilizar canais específicos em seu site para tratar reclamações relacionadas à Black Friday, especialmente em casos que exijam maior prazo de solução.