Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Banco Central anuncia pagamento de boletos via Pix

O Banco Central anunciou que, a partir de fevereiro de 2025, será possível pagar boletos por Pix com QR Code. A nova resolução também cria o boleto dinâmico, oferecendo mais segurança para a negociação de títulos, especialmente para pequenas e médias empresas
Na imagem um homem calculando contas em meio ao anúncio do Banco Central que haverá pagamentos de boletos via Pix
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira que, a partir de 3 de fevereiro de 2025, será possível pagar boletos via Pix, incorporando um QR Code específico nas faturas. Atualmente, os boletos em possuem apenas a opção de pagamentos por código de barras. A introdução dessa mudança veio em uma resolução que visa aprimorar a regulamentação do meio de pagamento.

Boletos via pix em fase de teste

Segundo o Banco Central, essa atualização visa unir a agilidade e conveniência do Pix à segurança e ampla aceitação do boleto de pagamento, que tem sido constantemente aprimorado nos últimos anos. De acordo com o BC, as instituições financeiras já estão testando a possibilidade de pagamento de boletos por Pix usando QR Code, mas ainda haverá a divulgação de uma regulamentação detalhada a partir de 2025, com responsabilidades claramente definidas para todos os envolvidos.

Boleto dinâmico

Além da implementação do pagamento via Pix, a resolução introduz o boleto dinâmico, uma nova modalidade de cobrança. O BC explicou que essa nova forma de boleto trará maior segurança ao processo de pagamento de dívidas, como no caso de duplicatas escriturais. Isso ocorre porque esses títulos, que podem passar por negociação, exigem garantias de que os pagamentos se direcionem ao legítimo titular dos direitos.

O boleto dinâmico terá vinculação a um título emitido digitalmente por sistemas autorizados pelo Banco Central, trazendo avanços significativos para modernizar o sistema financeiro e aumentar a segurança nas negociações, especialmente para pequenas e médias empresas. Contudo, o BC esclareceu que os sistemas de escrituração ou de registro que darão suporte ao boleto dinâmico ainda estão em implementação, e a operação dessa nova modalidade só acontecerá após a aprovação de pelo menos um desses sistemas, o que deve ocorrer dentro de seis meses após a aprovação.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas