Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada nesta sexta-feira (13), revelou que seis em cada dez brasileiros planejam gastar mais com viagens neste fim de ano em comparação com 2023. O levantamento, realizado entre 2 e 4 de dezembro com 1.461 entrevistados, aponta que 58% dos brasileiros pretendem aumentar seus gastos. As cidades litorâneas são os destinos mais procurados por quem planeja viajar.
Jovens pretendem ter mais gastos com viagens
A pesquisa mostrou que 52% dos entrevistados desejam viajar no fim de ano, enquanto 29% planejam gastar o mesmo que no ano anterior e 13% optam por economizar. Entre os mais jovens, o desejo de viajar é ainda maior, com 58% afirmando que preferem passar as festas em outra cidade. Logo, os gastos com viagens devem aumentar.
Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, destacou que, apesar das classes sociais mais altas terem mais recursos, as classes C e D também demonstram desejo de curtir as festas fora de casa, especialmente os jovens. A intenção de viajar é mais alta nas classes A e B (63%), seguida de 48% na classe C e 45% nas classes D e E. Isso refleta Brasileiros no auemnto de gastos com viagens.
Preferência por praias
Não foi apenas a intenção de mais gastos com viagens que a pesquisa revelou. Também se detectaram as preferências dos viajantes quanto ao tipo de destino. 57% buscam cidades litorâneas, 18% preferem grandes centros urbanos fora do litoral e 16% optam por cidades menores e mais tranquilas. No quesito hospedagem, 49% dos entrevistados escolheram hotéis ou pousadas, enquanto 24% preferem alugar casas ou apartamentos. Além disso, 16% irão se hospedar em imóveis próprios ou emprestados, 4% planejam acampar e 2% devem ficar em hostels ou albergues.