O fim de 2024 se aproxima, e com ele, as mudanças de rotina causadas pelos feriados de Natal e Ano Novo. Assim como outros setores, o Ibovespa, a bolsa de valores do Brasil também ajusta seu funcionamento nesses dias, alterando horários de operações e suspendendo algumas atividades. Para quem investe ou acompanha o mercado, entender essas mudanças é fundamental para organizar as negociações e evitar contratempos.
Como será o funcionamento do Ibovespa no Natal?
O Natal será comemorado em 25 de dezembro, uma quarta-feira. Nesse dia, a bolsa estará completamente fechada, sem negociações de ações ou outros ativos. Porém, a véspera, 24 de dezembro, terá horários reduzidos para algumas operações específicas.
Na terça-feira, 24, estarão disponíveis:
- Registro de títulos do agronegócio, com encerramento às 12h;
- Movimentação de garantias e registros pela Câmara de Câmbio B3, até às 11h30, mas sem compensação ou liquidação de operações;
- Sistema Cetip UTVM, com funcionamento até às 13h.
Operações como renda fixa, renda variável, Tesouro Direto e câmbio pronto estarão suspensas.
E o funcionamento do Ibovespa no ano novo?
O último pregão do ano acontecerá em 30 de dezembro, segunda-feira. No dia 31, véspera de Ano Novo, apenas algumas atividades terão horários limitados:
- Registro de títulos do agronegócio até às 12h;
- Sistema Cetip UTVM ativo até às 13h.
Em 1º de janeiro, feriado de Confraternização Universal, a B3 estará fechada. As atividades normais retornam em 2 de janeiro.









