O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), convidou Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central em fim de mandato, para assumir o cargo de secretário da Fazenda do município. No entanto, sendo o Poder 360, o destino de Campos Neto será outro.
Qual será o destino de Campos Neto?
Campos Neto agradeceu a proposta, mas afirmou que seu destino será no “setor privado”. A conversa ocorreu em data não divulgada, mas o atual presidente do BC não deu detalhes sobre a discussão. Seu mandato à frente da autoridade monetária termina na próxima terça-feira (31/12). Gabriel Galípolo assume o posto.
O destino de Campos Neto, no entanto, não será em bancos até julho de 2025, devido à quarentena obrigatória de seis meses após deixar o BC. Nesse período, ele continuará recebendo remuneração, mas não há impedimentos para ocupar cargos públicos.
Relação com prefeito de São Paulo
A relação entre Nunes e Campos Neto se intensificou durante um almoço em São Paulo em 2023, no qual ambos conversaram longamente. Antes do início da campanha eleitoral, o prefeito havia sondado Campos Neto sobre a possibilidade de assumir a Secretaria da Fazenda. Apesar da recusa, Campos Neto não descarta totalmente esse destino e demonstrou abertura para considerar um novo convite no futuro.
No sábado (28), Nunes confirmou a permanência de Luis Felipe Arellano como secretário da Fazenda da cidade de São Paulo. Funcionário de carreira da prefeitura, Arellano continuará liderando a pasta em 2025. Houve também anúncio de outros nomes para cargos no novo governo.