O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), sancionou na sexta-feira (27/12) a criação do “Tax Free”. Trata-se de um programa de devolução de impostos (cashback) para estrangeiros em compras feitas no estado. A medida, que tem o objetivo de impulsionar o turismo, oferece um sistema de cashback com compras realizadas presencialmente com cartões de crédito emitidos no exterior.
Exceções ao cashback para estrangeiros
O benefício (cashback para estrangeiros) não abrange serviços como refeições e bebidas de bares, restaurantes e hotéis, mas se aplica às mercadorias adquiridas em lojas. De acordo com o governo do Rio, a medida visa atrair mais turistas e fortalecer o comércio local.
O secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo, destacou que a ação é uma estratégia para aumentar o consumo de turistas no Rio, afirmando que o modelo do Tax Free é utilizado em vários destinos turísticos ao redor do mundo. Já o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, afirmou que o programa (tax free) coloca o Rio de Janeiro em um novo patamar de atração turística.
Aumento de turistas na cidade maravilhosa
Até a reta final 2024, o Rio de Janeiro deve registrar quase 1,5 milhão de turistas estrangeiros. Essa quantia representa um aumento de aproximadamente 27% em relação ao ano anterior, consolidando a recuperação do setor após a pandemia de Covid-19. O programa do “Tax Free” (cashback para estrangeiros), por sua vez, se junta a outras iniciativas para promover o estado fluminense como um destino de compras e turismo internacional.