O mercado de veículos leves eletrificados no Brasil apresentou crescimento expressivo em 2024, com a comercialização de 177.358 unidades, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) na última segunda-feira (6). O número de venda de veículos elétricos representa um aumento de 89% em relação a 2023, quando foram vendidas 93.927 unidades, superando as expectativas iniciais de cerca de 160 mil unidades.
Mês de setembro de destaca na venda de veículos elétricos
Somente em dezembro, houve a comercialização de 21.634 veículos, uma alta de 30% na venda de veículos elétricos comparada ao mesmo mês do ano anterior, que registrou 16.279 vendas.
Entre os fatores que impulsionaram o mercado e a venda de veículos elétricos, destaca-se o aumento da procura por veículos 100% elétricos. Isso é reflexo da mudança no comportamento do consumidor, que valoriza sustentabilidade, eficiência energética e economia. Além disso, a infraestrutura de recarga no país tem crescido significativamente, com mais eletropostos e eletrocentros instalados em áreas urbanas e rodoviárias.
Combinação de tecnologia e sustentabilidade
“Os veículos elétricos estão revolucionando o setor automotivo com vantagens como maior sustentabilidade, eficiência energética superior e custo de recarga mais baixo em relação aos combustíveis convencionais”, afirmou Carlos Eduardo Ribas, diretor comercial do Lactec. Ele também destacou o avanço tecnológico dos equipamentos nacionais usados na infraestrutura de recarga, que são competitivos e altamente inovadores.
O bom desempenho do setor em 2024 reforça o potencial dos veículos elétricos para liderar a transformação da mobilidade no Brasil. O que se constata com o volume de venda de veículos elétricos no ano anterior. Seja em tecnologia, seja em atendimento a demandas sustentáveis.