O Canadá “cansou” de sofrer com ameaças e resolveu “agir”. O país está avaliando a imposição de tarifas de retaliação sobre diversos produtos dos Estados Unidos, incluindo até suco de laranja, caso o presidente eleito Donald Trump implemente uma tarifa de 25% sobre as importações do país vizinho, informou a Reuters a partir de um jornal local canadense na quinta-feira (9/1).
Sobre quais produtos haverá tarifas por parte do Canadá?
O suco de laranja, amplamente produzido na Flórida, estado de Trump, é um dos itens mencionados. Mas se cogita também tarifa sobre produtos como cerâmica, aço e vidro, de acordo com o The Globe and Mail, que citou uma fonte do governo canadense.
Ainda não há uma lista finalizada dos produtos a serem alvo de tarifas, conforme o jornal. O Ministério das Finanças do Canadá ainda não respondeu a um pedido de comentário sobre o assunto.
Reação canadense
Em novembro de 2024, assim que venceu a eleição para presidente, Trump anunciou a intenção de impor tarifas pesadas sobre todas as importações de produtos do Canadá e México, caso os dois países não tomassem medidas eficazes para conter o fluxo de migrantes e da droga fentanil através das suas fronteiras.
Desde então, o governo federal e os governos provinciais do Canadá intensificaram o monitoramento das fronteiras e se reuniram com autoridades do governo Trump, tentando mediar a questão. No entanto, até o momento, o novo mandatário dos EUA não indicou se mudará sua postura em relação às tarifas propostas sobre os produtos dos dois países vizinhos.