A GNR Fortaleza, uma empresa da Marquise Ambiental, foi destaque no Jornal Nacional por suas iniciativas que transforma lixo orgânico em energia e renda. No episódio da última quinta-feira (9), o jornalista André Trigueiro apresentou soluções para o lixo orgânico que melhoram a vida da população e reduzem as emissões de gases que aquecem o planeta. A ideia principal é simples: usar o lixo de forma inteligente para beneficiar o meio ambiente e a economia.
Como transforma lixo orgânico em energia?
No aterro sanitário de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, são tratados cerca de 6 mil toneladas de lixo todos os dias, mostrando como transformar lixo orgânico em energia pode ser eficaz. O gás de cozinha de um restaurante de alto luxo na capital cearense vem da parte orgânica desse lixo – basicamente restos de comida, que se decompõem e viram metano. Ele é captado para produção de um gás combustível. Parte desse lixo é orgânico, como restos de comida, que se decompõem e liberam um gás chamado metano. Esse gás é capturado, tratado e transformado em um combustível usado por indústrias e outros grandes consumidores no Ceará.
Segundo Hugo Nery, diretor-presidente da Marquise Ambiental, esse modelo coloca o estado em uma posição de liderança na gestão sustentável de resíduos. “É um produto verde, sustentável e, além disso, faz sentido financeiro porque pagamos mais barato que o gás derivado do petróleo,” destacou Nery.
Por que isso é importante para o meio ambiente?
O metano é um gás muito prejudicial ao meio ambiente quando liberado no ar. Ele contribui para o aquecimento global e os eventos climáticos extremos, como secas e enchentes. Ao capturar e usar o metano, a GNR Fortaleza ajuda a reduzir esses problemas.
Além disso, iniciativas como essa fornecem energia mais limpa para empresas e condomínios, tornando a economia mais sustentável.
Um exemplo prático: a casa de Helena Stela
A professora Helena Stela Sampaio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), é dona da única casa em Fortaleza que usa gás canalizado. Apesar dos desafios e custos iniciais, ela decidiu investir em uma solução mais amiga do meio ambiente. Essa escolha mostra que até mesmo indivíduos podem contribuir para um futuro mais verde.
Transformar lixo orgânico em energia: tecnologia de biogás
Usar lixo para produzir energia é uma solução que está ganhando espaço em todo o mundo. Tecnologias como a biodigestão convertem resíduos orgânicos em energia renovável, reduzindo a quantidade de lixo em aterros e a emissão de gases poluentes.
No Ceará, 15% do gás usado já vem do lixo. Isso mostra que é possível unir sustentabilidade e economia, beneficiando toda a população.
O que você pode fazer?
Você também pode ajudar o meio ambiente com pequenas atitudes, como separar o lixo orgânico em casa e apoiar projetos de coleta seletiva. Cada gesto, como separar o lixo orgânico para transformação em energia, conta para um planeta mais limpo e saudável.
Com ideias simples e eficientes, a GNR Fortaleza prova que transformar lixo orgânico em energia é uma realidade que traz benefícios para todos.