A economia da Espanha registrou um avanço de 0,8% no Produto Interno Bruto (PIB) durante o quarto trimestre de 2024, em comparação com os três meses anteriores. Os dados preliminares foram divulgados na quarta-feira (29) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O resultado ficou acima da projeção de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que esperavam um crescimento de 0,6% no período. Em relação ao mesmo trimestre de 2023, o PIB da Espanha teve uma expansão de 3,5%, também superando a expectativa de 3,1% estimada pelo mercado.
Economia espanhola fecha 2024 com crescimento de 3,2%
No acumulado do ano, a economia espanhola registrou uma alta de 3,2% em relação a 2023, conforme apontam os dados do INE. O desempenho reflete a recuperação de setores estratégicos e a resiliência do mercado interno, fatores que impulsionaram a atividade econômica ao longo do ano.
Perspectivas para o PIB da Espanha para 2025
Com um avanço no fim de 2024, as projeções do PIB para 2025 ganham mais otimismo, embora fatores como inflação e cenário global possam influenciar o ritmo de crescimento. O desempenho econômico recente da Espanha reforça a expectativa de continuidade na recuperação do país, à medida que políticas fiscais e investimentos mantêm a economia aquecida.









