Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Stellantis abre 1.500 vagas de emprego e lança novos modelos no Brasil

A Stellantis contratará 1.500 funcionários no Brasil e trará os primeiros veículos Leapmotor ao país, ampliando sua presença no setor automotivo.
A Stellantis contratará 1.500 funcionários no Brasil e trará os primeiros veículos Leapmotor ao país, ampliando sua presença no setor automotivo.
(Imagem: Luis Wilker WilkerNet/Pixabay)

A Stellantis anunciou a contratação de 1.500 novos funcionários para suas operações no Brasil em 2024. A maior parte das vagas será destinada ao complexo de Betim (MG), a maior unidade fabril do grupo no mundo. Segundo o presidente-executivo da empresa para a América do Sul, Emanuele Cappellano, a decisão acompanha a expansão da produção e as perspectivas de crescimento da montadora na região.

Além do reforço na equipe, a Stellantis planeja o lançamento dos primeiros veículos da Leapmotor no Brasil e no Chile ainda este ano. Os modelos eletrificados serão importados da China, mas detalhes sobre os primeiros lançamentos não foram revelados.

Stellantis tem reforço na produção e novas contratações

O complexo de Betim será o principal destino das novas contratações, com cerca de 1.200 trabalhadores a serem incorporados à fábrica. Com isso, a unidade, que já opera com uma forte equipe, chegará a aproximadamente 17 mil funcionários.

A planta mineira, responsável por modelos da Fiat, tem capacidade produtiva de até 630 mil veículos por ano, além de motores e transmissões. Emanuele Cappellano destacou que a fábrica está operando a plena capacidade, com diferentes setores funcionando em dois ou três turnos.

Além de Betim, a Stellantis também aumentará a equipe na fábrica de Porto Real (RJ), onde produz modelos da Citroën. O grupo também opera uma unidade em Goiana (PE), onde fabrica veículos das marcas Jeep e RAM.

Vídeo do canal Stellantis South America no YouTube.

No Brasil, a Fiat manteve a liderança de mercado pelo quarto ano consecutivo em 2024, conquistando 29,4% de participação e consolidando a picape Strada como o veículo mais vendido do país. No cenário sul-americano, a Stellantis fechou o ano passado com uma fatia de 22,9% do setor automotivo.

Chegada da Leapmotor ao Brasil

A Stellantis confirmou que a Leapmotor estreará no mercado brasileiro ainda este ano. Embora não tenha estabelecido uma data específica, Emanuele Cappellano afirmou que a empresa realizará um evento em abril para apresentar os primeiros modelos que chegarão ao Brasil e ao Chile.

A expectativa era de que a marca chinesa tivesse sido lançada no país no final de 2023. No entanto, o executivo explicou que a empresa optou por adiar o anúncio para garantir um alinhamento com as demandas do mercado local.

“Nosso objetivo é oferecer um produto competitivo e adequado às expectativas do consumidor”, disse.

Inicialmente, a Stellantis importará os veículos da Leapmotor da China, mas avalia a possibilidade de produzi-los localmente no futuro.

“Para um crescimento sustentável, será fundamental ampliar a presença da marca na região com produção própria”, afirmou Emanuele Cappellano.

O lançamento da Leapmotor ocorre em um momento de debate no setor automotivo sobre a concorrência das montadoras chinesas. Fabricantes instaladas no Brasil estudam um pedido de antidumping contra marcas que intensificaram a importação de veículos nos últimos anos, como BYD e GWM.

Novos investimentos na Argentina

Além da expansão no Brasil, a Stellantis confirmou que começará a fabricar a picape média Titano na Argentina. A unidade de Córdoba produzirá o modelo, que disputará espaço no mercado brasileiro com concorrentes como Toyota, Ford e GM.

No final de 2023, o grupo anunciou um investimento de US$ 385 milhões na fábrica argentina para o desenvolvimento de uma nova linha de veículos. A Titano será o primeiro modelo dessa nova fase de produção no país.

A Stellantis também avalia a participação da Leapmotor no Salão do Automóvel de São Paulo, previsto para este ano. Emanuele Cappellano indicou interesse na presença da marca no evento, mas não revelou mais detalhes.

Perspectivas da Stellantis para 2025

A Stellantis está em período de silêncio antes da divulgação dos resultados financeiros de 2024, programada para 26 de fevereiro. Entretanto, projeções da Anfavea indicam que as vendas de veículos novos no Brasil podem crescer 5,6% em 2025, totalizando cerca de 2,8 milhões de unidades comercializadas.

Com novas contratações, ampliação da produção e a chegada da Leapmotor, a Stellantis reforça sua presença no mercado da América do Sul e se prepara para mais um ano de crescimento no setor automotivo.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas