O empresário Bill Gates, cofundador da Microsoft, deu sua opinião sobre a “guinada à direita do mundo tech”. O bilionário estadunidense disse estar “surpreso” com o movimento. Segundo ele, figuras como Mark Zuckerberg (Meta), Jeff Bezos (Amazon) e Elon Musk (X, Tesla e SpaceX) se aproximaram de Donald Trump (Partido Republicano) durante a campanha eleitoral e após sua vitória nos Estados Unidos.
Gates abordou o tema em entrevista a diversos veículos, incluindo a revista Veja, que publicou trechos nesta sexta-feira (31/01).
Opinião de Bill Gates sobre posicionamento político
“Politicamente, me situo no centro, centro-esquerda. Defendo um sistema tributário mais progressivo, que cobre mais dos ricos. Até alguns anos atrás, apenas Peter Thiel [fundador do PayPal] expressava opiniões mais conservadoras. Os demais seguiam uma linha de esquerda ou centro-esquerda, como a Califórnia em geral. A mudança me surpreendeu”, esclareceu Bill Gates a respeito de sua opinião política.
Cargos concedidos a bilionários na administração de Donald Trump
Após apoiar Trump na campanha, Musk assumiu um cargo no novo governo como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês).
“Musk teve momentos bons e ruins comigo. Já discutimos filantropia, e eu não teria problema em trabalhar com ele, pois é brilhante, rico e influente”, disse Gates.
Além de expressar sua opinião politica, Bill Gates também comentou um encontro com Trump após o Natal, em Mar-a-Lago (Flórida): “Achei que Musk estaria lá, mas não estava. Por causa da minha fundação, mantenho contato com qualquer governo, republicano ou democrata.”