Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Ouro se valoriza em meio às incertezas sob Trump nos EUA

A valorização do ouro foi impulsionada pela busca por segurança diante das incertezas políticas dos EUA e a queda do dólar. O metal subiu 7,75% neste ano, atingindo seu maior valor desde 2024. Analistas projetam mais ganhos no curto prazo devido às políticas de Trump
Imagem de blocos de ouro. Valorização do ouro com as incertezas sob Trump
Pixabay

O ouro futuro teve valorização nessa quinta-feira (30/1), renovando seu recorde de fechamento, impulsionado pela busca dos investidores por ativos seguros diante das incertezas sobre as políticas tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump. O metal também se beneficia da diminuição da força do dólar no mercado global e da queda nas taxas de juros dos Treasuries.

Qual a valorização do ouro?

O contrato do ouro para fevereiro subiu 1,92%, fechando a US$ 2.823,00 por onça-troy na Comex, a bolsa de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex). Durante o dia, a commodity atingiu a máxima de US$ 2.828,00, o maior valor desde outubro de 2024.

Apesar das declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, que indicaram a possibilidade de taxas de juros mais altas por mais tempo devido aos riscos inflacionários e ao mercado de trabalho robusto, os rendimentos dos Treasuries não reagiram de forma significativa. Isso favoreceu a valorização nos preços do ouro, explica Ricardo Evangelista, da ActivTrades.

Preocupações com medidas protecionistas

A valorização do ouro como ativo de segurança reflete as preocupações com as políticas protecionistas de Trump. A tarifa de 25% sobre o México e o Canadá, e outras taxas sobre a China, devem começar a ser aplicadas no sábado.

A volta de Trump ao poder tende a aumentar a demanda por ouro em 2025, de acordo com analistas do MUFG. Eles afirmam que as commodities, especialmente o ouro, atuam como proteção contra a inflação. Mas também projetam uma série de choques inflacionários induzidos pela política econômica de Trump.

O ouro já teve um início de ano forte, com uma alta de 7,75%, e analistas acreditam que o metal precioso continuará a se valorizar no curto prazo, especialmente com a nova administração dos EUA.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas