A Uber Technologies divulgou o resultado financeiro do último trimestre de 2024 com lucro menor que o esperado, devido ao aumento nos custos operacionais. A empresa também prevê que o uso do aplicativo no início de 2025 ficará abaixo das expectativas, impactado pela alta do dólar. O anúncio provocou queda imediata nas ações da companhia.
Mesmo com receita superior às projeções, impulsionada pela retomada de deslocamentos para escritórios e crescimento nas entregas durante o fim de ano, o desempenho financeiro não atendeu às expectativas do mercado. O lucro ajustado foi de 23 centavos de dólar por ação, bem abaixo da estimativa de 50 centavos.
O que pesou no resultado financeiro da Uber?
O aumento de 20,5% nas despesas operacionais, que somaram 11,19 bilhões de dólares, foi o principal fator para o desempenho abaixo do esperado no resultado financeiro da Uber. O lucro operacional ficou em 770 milhões de dólares, quando os analistas previam 1,22 bilhão.
Por outro lado, o faturamento com serviços de carona cresceu 25%, e o segmento de entregas registrou alta de 21%, ambos superando as previsões. No total, a Uber faturou 11,96 bilhões de dólares, acima dos 11,77 bilhões estimados.
Resultado financeiro da Uber: perspectivas para 2025
O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, afirmou que a empresa pretende impulsionar o crescimento em 2025 oferecendo tarifas mais atrativas. Uma das medidas será reduzir o ritmo dos aumentos nas taxas de seguro, que têm pesado nos custos da companhia.
“Seguimos comprometidos em manter nossos preços acessíveis, repassando apenas o necessário dos custos aos consumidores“, destacou.
Nos Estados Unidos, espera-se que o UberX tenha um leve ajuste nos preços ao longo do ano.
A empresa também aposta na expansão de sua base de usuários, com foco em adolescentes e empresas. O segmento corporativo cresceu 50% no fim de 2024, enquanto o serviço para adolescentes, já disponível em 50 países, apresentou crescimento semelhante.
Lyft aumenta a competição com preços agressivos
A concorrente Lyft tem intensificado seus esforços para atrair clientes da Uber, oferecendo tarifas competitivas e recursos como o Price Lock, que garante preços fixos para usuários frequentes. A estratégia pressiona ainda mais a Uber em seu principal mercado, a América do Norte.









