A Shopee, plataforma de e-commerce fundada em Singapura e controlada pelo grupo Sea Limited, dobrou seu volume de vendas no Brasil em 2024, atingindo R$ 60 bilhões. O crescimento acelerado consolidou a empresa como a segunda maior do setor no país, de acordo com um relatório do Itaú BBA. O levantamento aponta que a Shopee vendeu o dobro do volume da Amazon. Mas também alcançou 40% do GMV (Volume Bruto de Mercadoria) do Mercado Livre, líder do segmento no Brasil.
Crescimento de vendas da Shopee
A empresa, que chegou ao Brasil em 2019, rapidamente expandiu sua presença ao apostar em um modelo de marketplace acessível e estratégias agressivas de frete grátis e cupons de desconto. No entanto, o Itaú BBA destaca desafios para as vendas da Shopee. Eles se relacionam principalmente à logística e à necessidade de aprimorar a infraestrutura de entrega para manter o ritmo de crescimento.
Preços mais baixos
O preço médio de vendas da Shopee, que é cerca de três vezes mais baixo do que o do Mercado Livre, reflete um portfólio focado em produtos de menor valor agregado, geralmente importados da Ásia. Para expandir sua base de clientes e disputar espaço no mercado premium, a empresa precisará investir significativamente em centros de distribuição e tecnologia de logística.
“O principal desafio da Shopee está na sua capacidade de elevar os padrões de serviço—sobretudo a velocidade de entrega—à medida que busca se posicionar no mercado mais premium”, afirmaram os analistas do Itaú BBA no relatório sobre vendas da Shoppe.









