O aplicativo do FGTS está temporariamente fora do ar devido a uma atualização do sistema realizada pela Caixa Econômica Federal. A manutenção ocorre na véspera da assinatura da medida provisória FGTS, que permitirá que trabalhadores demitidos que optaram pelo saque-aniversário tenham acesso ao saldo do FGTS. O retorno das funcionalidades está previsto para o dia 4 de março.
Atualização do sistema e serviços afetados
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a manutenção impacta serviços essenciais como a consulta FGTS, visualização do extrato FGTS e solicitação de saque emergencial FGTS. Além disso, funcionalidades como a antecipação do saque-aniversário e a utilização do Fundo de Garantia para financiamento imobiliário também estão temporariamente indisponíveis.
Mesmo com a instabilidade no sistema FGTS, a instituição financeira garante que o pagamento FGTS e outras operações essenciais continuarão sendo processados normalmente.
Entenda as mudanças no saque-aniversário:
Impacto da MP no acesso ao FGTS
A medida provisória FGTS que será assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva possibilitará que trabalhadores demitidos desde janeiro de 2020 que aderiram ao saque-aniversário possam resgatar integralmente seus recursos. Estima-se que a decisão beneficiará 12,1 milhões de brasileiros e liberará aproximadamente R$12 bilhões.
O valor será creditado em duas etapas: inicialmente, até R$3 mil serão depositados diretamente na conta cadastrada no aplicativo do FGTS. Caso o trabalhador tenha um saldo superior, o restante será disponibilizado 110 dias após a publicação da MP.
Perspectivas para o aplicativo do FGTS
A atualização no aplicativo do FGTS reforça a necessidade de modernização dos sistemas, alinhando-se ao conceito de FGTS digital, que busca agilizar processos e facilitar o acesso ao FGTS para milhões de brasileiros. Com a implementação dessa MP, espera-se um impacto positivo no orçamento das famílias e na movimentação da economia.
A normalização dos serviços no aplicativo do FGTS está prevista para o dia 4 de março, garantindo que os trabalhadores possam retomar suas operações financeiras com segurança e praticidade.









