A partir desta sexta-feira (28), instituições financeiras devem oferecer o PIX por aproximação aos clientes, conforme determinação do Banco Central do Brasil. Com essa funcionalidade, basta aproximar o celular da máquina de pagamento para concluir a transação, sem necessidade de escanear um QR Code.
Além disso, a novidade permite integrar o PIX a carteiras digitais, como o Google Pay, eliminando a necessidade de acessar o aplicativo do banco para realizar pagamentos. No entanto, o sistema estará disponível apenas para dispositivos Android, pois Apple Pay e Samsung Pay ainda não receberam autorização do Banco Central do Brasil para operar essa modalidade.
Vídeo do canal SBT News no YouTube
Como será o pagamento do pix por aproximação?
Atualmente, para usar o PIX, o consumidor precisa escanear um QR Code e confirmar a transação no app do banco. Com o novo formato, basta selecionar a opção no aplicativo e aproximar o celular da maquininha, tornando o processo mais ágil e prático.
Quem quiser usar o PIX por aproximação via carteira digital deverá vincular sua conta bancária ao serviço, assim como ocorre com cartões de crédito e débito.
Por segurança, haverá um limite padrão de R$ 500 por transação, mas o usuário poderá configurar valores máximos diários conforme sua necessidade.
Expansão para outras plataformas
Por enquanto, apenas o Google Pay está autorizado a intermediar pagamentos via PIX por aproximação. É esperado que o Apple Pay e Samsung Pay sejam autorizados pelo Banco Central e apresentem essa opção o quanto antes.
Além disso, a expectativa é que a funcionalidade do PIX seja ampliada no futuro, permitindo que usuários de diferentes sistemas operacionais tenham acesso ao novo formato de pagamento.