Investir em ações argentinas ficou mais acessível com o lançamento do ETF ARGT36 na B3, permitindo exposição ao mercado argentino sem conversão cambial.
A bolsa brasileira (B3) passou a oferecer uma nova alternativa para quem deseja investir em ações argentinas com praticidade e segurança. Além disso, por meio da plataforma de investimentos B3, agora é possível acessar ações de empresas argentinas por meio do ETF ARGT36, negociado em reais e com liquidez local.
ETF argentino ARGT36 amplia opções de investimento na Argentina
O ARGT36 é o primeiro ETF listado na B3 com foco exclusivo no mercado financeiro da Argentina. Lançado pela gestora Global X, o fundo replica o índice MSCI All Argentina 25/50, que acompanha ações de empresas na América Latina, com foco principal em companhias argentinas listadas nas bolsas de Buenos Aires e Nova York.
Entre os destaques da carteira estão nomes como Mercado Livre, YPF (petroleira), Banco Galicia, Cencosud e Pampa Energia. Desse modo, esses ativos refletem a diversidade de setores do mercado de ações emergentes na B3, ampliando as opções de investimento na Argentina para investidores que buscam exposição internacional.
Como funciona o ETF de ações argentinas B3
O ARGT36 é uma cesta de ações que permite ao investidor acessar o mercado de ações B3 com foco em ativos estrangeiros. Essa estrutura oferece diversificação automática e proteção contra riscos específicos de empresas isoladas. Além disso, o fundo impõe limites para evitar concentração excessiva: nenhuma ação pode ultrapassar 25% da carteira e o conjunto das maiores participações não pode exceder 50%.
Portanto, esse modelo facilita investir na bolsa argentina sem corretora internacional, tornando o processo mais simples e acessível para o investidor brasileiro.
Investir no exterior através da B3: tendência em crescimento
A chegada do ARGT36 reforça a tendência de investimentos internacionais na B3. Portanto, com ele, o investidor pode investir em ações internacionais, como as argentinas, sem abrir conta no exterior e com a segurança do ambiente regulado da bolsa brasileira.
Segundo Flávio Vegas, especialista da Global X, o interesse crescente por ações argentinas oportunidades está ligado ao momento de inflexão econômica no país vizinho. “Estamos vendo um cenário de abertura de mercado e valorização de ativos, o que atrai investidores que desejam investir em mercados emergentes”, destaca.
Acesso em reais com foco em mercados emergentes
A principal vantagem do ETF ARGT36 é permitir investir no exterior através da B3 utilizando reais. Isso reduz a complexidade do processo e elimina custos com câmbio, facilitando o acesso ao mercado de ações emergentes na B3.
Desse modo, para diversificar a carteira e explorar novas geografias, ações argentinas B3 são uma oportunidade dentro do universo de investimentos internacionais na B3. Além disso, o fundo atende ao perfil de quem quer explorar ações de empresas argentinas dentro de uma estratégia mais ampla de investir em mercados emergentes.









