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Receita da M. Dias Branco no 1T25 cresce e supera concorrentes

O resultado financeiro da M. Dias Branco no 1T25 surpreendeu, com R$ 2,2 bilhões em receita líquida, crescendo 3,2% em relação ao ano anterior. Com R$ 280 milhões em caixa operacional, a empresa mostra resiliência em um cenário desafiador, enquanto concorrentes como Kraft Heinz e PepsiCo enfrentam dificuldades. Descubra mais sobre os dados divulgados nesta sexta-feira (02/05).
Linha de produção de biscoitos da M. Dias Branco em operação, representando o desempenho da receita da M. Dias Branco no 1T25.
A M. Dias Branco destacou a nova estrutura dedicada ao canal food service, agora com diretoria comercial exclusiva. (Imagem: Canvas)

A receita da M. Dias Branco no 1T25 demonstra o bom momento da empresa, mesmo diante de um cenário macroeconômico instável e inseguro internacionalmente.. A companhia registrou R$ 2,2 bilhões em receita líquida, com alta de 3,2% em relação ao mesmo período de 2024, e gerou R$ 280 milhões em caixa operacional, o dobro do registrado no 1T24.

Além disso, o caixa total da empresa chegou a R$ 2,3 bilhões, contra R$ 2,2 bilhões no ano anterior, com caixa líquido de R$ 132 milhões. Esses dados refletem consistência e controle, mesmo com pressões inflacionárias.

“As conquistas refletem a solidez do nosso balanço e o quanto temos sido criteriosos na administração de dívidas e investimentos”, afirmou Fábio Cefaly, diretor de Relações com Investidores.

Inovação e estratégia impulsionam a receita da M. Dias Branco no 1T25

A companhia teve uma leve retração de 0,7% nos volumes vendidos, reflexo do comportamento do varejo após o fim do ano. Ainda assim, a receita da M. Dias Branco no 1T25 foi impulsionada por bons resultados em áreas estratégicas, inclusive no relatório ESG.

Nesse sentido, o destaque vai para o segmento de Moagem e Refino de Óleos, que cresceu 17,4% no trimestre. Também vale ressaltar a nova estrutura dedicada ao canal food service, agora com diretoria comercial exclusiva, o que trouxe mais agilidade na execução da estratégia.

“Embora a companhia sempre tenha atuado em food service, a nova estrutura tem garantido agilidade e expansão nos volumes e nas receitas”, explicou Cefaly.

Além disso, segundo a M. Dias Branco, a divisão de Adjacências apresentou um desempenho considerável. Com um portfólio que inclui produtos como snacks, saudáveis, torradas e molhos, e marcas como Jasmine, Fit Food e Frontera, a área cresceu dois dígitos, com destaque especial para a linha de snacks.

Outro ponto forte foi a adoção do pagamento mensal de dividendos, o que reforça a governança e a transparência da companhia. Como resultado, a confiança do investidor se fortalece e a consistência da receita da M. Dias Branco no 1T25 ganha ainda mais relevância.

Custos sob pressão, mas receita da M. Dias Branco no 1T25 resiste

Mesmo com os avanços, segundo Fábio Cefaly, a companhia enfrentou fatores externos que pressionaram sua estrutura de custos. Ainda assim, a receita da M. Dias Branco no 1T25 manteve trajetória de crescimento.

Confira alguns dos principais desafios enfrentados pela M. Dias Branco:

  • Trigo: preço médio em dólar subiu 4% em relação ao 1T24
  • Óleo de palma: alta de 24% frente ao 1T24 e queda de 6% ante o 4T24
  • Câmbio: dólar médio no 1T25 foi de R$ 5,84, acima dos R$ 4,95 do 1T24
  • Custos operacionais: aumentaram em representatividade sobre a receita líquida

Apesar desse cenário, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (02/05), sobre a receita da M. Dias Branco no 1T25, a companhia destacou que precisou ajustar seu preço médio em 3,7%, preservando margem operacional para seguir avançando com equilíbrio financeiro. Assim, a combinação entre estratégia comercial e controle de despesas permitiu manter a competitividade.

Em entrevista ao programa Diálogo Empreendedor do Economic News Brasil, no útimo dia 21 de abril, o vice-presidente de Investimentos e Controladoria, Gustavo Theodozio, explicou que os resultados financeiros da M. Dias Branco são fruto de uma estratégia clara baseada em eficiência operacional, inovação e visão de longo prazo.

Assista a entrevista na íntegra:

Concorrência recua e faturamento da M. Dias Branco avança no 1T25

Enquanto a receita da M. Dias Branco no 1T25 apresentavou crescimento, gigantes globais enfrentaram retrações. A Kraft Heinz teve queda de 6,4% na receita, a PepsiCo, recuo de 1,8%, e a Mondelez, embora com receita estável, teve lucro líquido 75% menor, somando US$ 402 milhões.

Mesmo com retração de 11,3% frente ao 4T24, explicada por sazonalidade e férias escolares, a M. Dias Branco manteve o controle das despesas. Destaque para os gastos administrativos e com vendas subiram apenas 0,8%, abaixo da inflação no período.

Segundo especialista em finanças ouvido pelo Economic News Brasil, a companhia tem demonstrado maturidade estratégica diante dos desafios macroeconômicos.

“A M. Dias Branco vem fazendo o seu dever de casa. Tem controlado custos com eficiência, mesmo diante da alta dos insumos e da valorização do dólar. Isso tem sustentado o desempenho da receita da M. Dias Branco no 1T25, mostrando resiliência e boa gestão, principalmente frente aos concorrentes mundiais”, afirmou Geldo Machado, presidente do SINFAC (Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte).

Ações da M. Dias Branco em alta em 2025

Ainda segundo Machado, “no acumulado de 2025, os papéis da MDIA3 acumulam alta de 29,8% na B3, refletindo a confiança do mercado na estratégia da companhia. Atualmente, a M. Dias Branco está avaliada em R$ 8,6 bilhões, consolidando-se como uma das líderes do setor de alimentos na América Latina“.

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