A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi homenageada na noite de terça-feira (13/05), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A cerimônia destacou o papel da instituição no desenvolvimento do Estado e celebrou o marco em que a FIEC celebra 75 anos de atuação contínua.
Durante a solenidade, foram entregues certificados ao presidente da FIEC e da CNI, Ricardo Cavalcante, e aos ex-presidentes Fernando Cirino Gurgel, Jorge Parente, Roberto Macêdo e Beto Studart. Também foram homenageadas lideranças in memoriam.
Reconhecimento institucional marca os 75 anos da FIEC
A cerimônia simbolizou não apenas a valorização do passado, mas também o apoio das instituições públicas ao setor produtivo.
Parlamentares destacaram o papel da Federação no desenvolvimento industrial e na geração de empregos no estado. A sessão também serviu como momento de homenagem a lideranças que construíram essa história. Para Ricardo Cavalcante, atual presidente da entidade, a celebração demonstra a importância da união entre poder público e iniciativa privada.
“Esses gestos dos nobres deputados reafirmam o compromisso do Legislativo cearense com o fortalecimento não apenas da indústria, mas de todo o setor produtivo”
FIEC celebra 75 anos com foco na inovação e empregabilidade
Na ocasião, Cavalcante também ressaltou o impacto da indústria no Ceará.
“A coragem e a determinação desses líderes são a pedra angular sobre a qual a nossa Federação foi edificada e, hoje, como seu décimo primeiro presidente, eu tenho a honra de representar toda a classe industrial cearense neste momento histórico”.
Ele lembrou também que a FIEC celebra 75 anos representando mais de 19 mil empresas e contribuindo com 370 mil empregos formais, cerca de 30,8% das vagas do setor privado e destacou o trabalho das casas que integram o Sistema FIEC — SESI, SENAI, IEL e unidades como o Observatório da Indústria e o Núcleo ESG-FIEC.
Ex-presidentes exaltam a trajetória da FIEC
Durante a cerimônia, ex-presidentes da federação relembraram momentos marcantes da história da instituição. Para Beto Studart, a FIEC representa o pensamento progressista da sociedade. Já Fernando Cirino celebrou a reinvenção constante da entidade. Roberto Macêdo expressou orgulho por ter contribuído para o desenvolvimento industrial do estado.
Jorge Parente classificou sua gestão como uma experiência transformadora. Todos destacaram a liderança atual como continuidade de um legado comprometido com a inovação e o crescimento.
Dia da Indústria Cearense é oficializado por lei
A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que institui o dia 12 de maio como o Dia da Indústria Cearense. A matéria, de autoria do deputado Lucinildo Frota e outros parlamentares, reconhece a atuação da FIEC ao longo de sua história.
FIEC celebra 75 anos com união e protagonismo
Estiveram presentes na cerimônia lideranças políticas e industriais, como o 1º vice-presidente Carlos Prado e a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes. A mesa foi composta por autoridades como Romeu Aldigueri e representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza.
A solenidade confirmou que a FIEC celebra 75 anos como símbolo de força coletiva, inovação e compromisso com o progresso. A oficialização do Dia da Indústria fortalece o vínculo da entidade com a sociedade e projeta um futuro ainda mais promissor para o setor industrial cearense.