A Transpetro, subsidiária da Petrobras, deu início a um plano ambicioso para entrar com força no transporte fluvial de combustíveis. A companhia pretende licitar 44 embarcações até o final de 2026 e usá-las para transportar petróleo, derivados e biocombustíveis por hidrovias brasileiras. Nos próximos dias, publicará o primeiro edital com nove unidades.
Com a iniciativa, a empresa busca conquistar 50% do setor de navegação fluvial. O projeto também marca um avanço na diversificação da malha logística da estatal.
Qual é o plano da Transpetro?
A licitação será dividida em duas fases. A primeira prevê a contratação de quatro barcaças, com capacidade para 3 mil toneladas de carga, e quatro empurradores. O segundo lote inclui um rebocador. O processo está aberto apenas a empresas brasileiras. A Transpetro excluiu estaleiros estrangeiros, principalmente por causa dos altos custos para transportar embarcações até o Brasil.
Segundo a Transpetro, a construção nacional garante mais agilidade e redução de despesas. A empresa demonstrou confiança na capacidade da indústria naval brasileira para entregar os equipamentos dentro do cronograma.
Expansão logística por rios e novos contratos
Além de ampliar sua atuação com transporte fluvial de combustíveis, a estatal busca novas oportunidades comerciais. A frota futura poderá atender os mais de 160 clientes da Transpetro e ainda abrir espaço para novas parcerias no setor de logística.
A utilização de hidrovias é vista como alternativa eficiente, especialmente em um país com grande extensão territorial. A companhia quer atuar de forma integrada, desde os polos de produção até os pontos finais de consumo de combustíveis.
Indústria naval deve ganhar novo fôlego com a Transpetro
O projeto também tem impacto direto sobre os estaleiros brasileiros, que poderão disputar os contratos e retomar atividades industriais. O governo federal vê na geração de encomendas da Transpetro um estímulo à economia e à criação de empregos no setor naval.
Além dessa iniciativa, a empresa já concluiu uma licitação para aquisição de quatro navios-tanque, com capacidade entre 15 mil e 18 mil toneladas. Também está em andamento um processo para compra de oito navios gaseiros, com capacidades que variam de 7 mil a 14 mil metros cúbicos.
Atualmente, a Transpetro administra 48 terminais, 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 embarcações, o que evidencia a importância estratégica da expansão pelo modal hidroviário.