O município de Caucaia, no Ceará, vai sediar um dos maiores projetos de infraestrutura tecnológica do Brasil: o primeiro data center da Casa dos Ventos. A iniciativa tem potencial para impulsionar o setor de cloud computing no Brasil e acelerar a transformação digital no Ceará. Como resultado, a Prefeitura estima que a primeira fase gerará 1,5 mil empregos diretos e indiretos, com possibilidade de alcançar 6 mil postos de trabalho ao longo da expansão.
O investimento previsto é de R$ 50 bilhões, voltado exclusivamente à infraestrutura e equipamentos do data center. Além disso, o valor não inclui os novos parques de geração eólica e solar que serão instalados no Nordeste, voltados exclusivamente para abastecer o empreendimento, dada a sua alta demanda energética.
Em conversa com o Economic News Brasil, o secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico de Caucaia, Machidovel Trigueiro Filho, esclareceu detalhes sobre o projeto e ressaltou seu potencial transformador para a economia local.
“Estamos falando de uma estrutura capaz de atrair grandes empresas de tecnologia e de transformar a realidade econômica da nossa região. É o início de uma nova fase para Caucaia.”
— afirmou o secretário.
Conectividade do data center da Casa dos Ventos avança
O projeto da Casa dos Ventos terá 12 módulos e 2 subestações em uma área de 90 mil m². A infraestrutura inclui ainda 8 km de fibra óptica, garantindo suporte para operações de alto desempenho. Assim, a conexão será feita pela linha de transmissão de 500 kV Pecém II – Pacatuba, operada pela Transmissora Nacional de Energia Elétrica (TNE).
A ANEEL autorizou a operação por meio da Resolução nº 14.749, publicada no Diário Oficial da União em 18 de junho de 2024, formalizando a integração ao Sistema Interligado Nacional.
“Esse projeto se integra ao nosso plano diretor de inovação. Estamos criando um ecossistema propício para empresas que valorizam sustentabilidade, conectividade e eficiência energética.”
— explicou o gestor.
Google, Amazon e ByteDance acompanham o data center no Ceará
Segundo ele, o projeto já despertou atenção de gigantes da tecnologia e, por isso, vem sendo monitorado com interesse estratégico. Empresas como ByteDance (controladora do TikTok), Google e Amazon Web Services no Brasil já demonstraram interesse ou acompanham a implantação do centro em tempo real.
“Empresas como ByteDance, Google e Amazon estão monitorando o desenvolvimento dessa infraestrutura. Isso mostra a força do Ceará como destino tecnológico competitivo.”
— pontuou Trigueiro Filho.
Qualificação e desenvolvimento regional
Nesse sentido, o impacto vai além da inovação tecnológica. A gestão municipal articula parcerias com escolas técnicas e universidades para garantir capacitação local e ocupação das vagas com talentos da própria região.
“Queremos formar mão de obra local, em parceria com escolas e universidades, para ocupar essas vagas qualificadas. Isso fortalece nosso compromisso com o desenvolvimento inclusivo.”
— destacou.
Na avaliação de Machidovel Trigueiro Filho, que também é especialista na área, o data center da Casa dos Ventos marca uma nova fase para a infraestrutura digital no Nordeste. Além disso, o projeto deve atrair investimentos relevantes em TI corporativa, computação em nuvem, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes.
O Grupo Casa dos Ventos é controlado pelo empresário Mário Araripe.









