A Comenda Destaque Ambiental, principal honraria da Fetrans (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do CE, PI e MA), reconheceu o deputado estadual Romeu Aldigueri, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, durante solenidade realizada na quarta-feira (10/07). A homenagem, além de valorizar trajetórias, destaca lideranças que, com o legado de suas carreiras e organizações, contribuem de forma contínua para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Comenda Destaque Ambiental exalta trajetória técnica e compromisso legislativo
Romeu Aldigueri, advogado especialista em Direito Ambiental, ocupou cargos de liderança no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele também atuou no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e na Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace). Essas instituições regulam e protegem o meio ambiente no país. Dessa forma, com atuação técnica e legislativa consistente, o parlamentar afirmou que o prêmio indica que sua trajetória está alinhada ao compromisso com a sociedade.
“Quando a gente tem um Prêmio que está reconhecendo empresas, premiando servidores e colaboradores que querem efetividade e mostrando que cada uma delas está colocando o tijolinho na construção de uma sociedade melhor, isso é motivo de orgulho e sinal que nós estamos efetivamente tentando fazer a coisa certa”, afirmou Aldigueri
Romeu Aldigueri também reforçou seu papel parlamentar:
“Eu, enquanto deputado, graças à boa vontade da maioria da população cearense, pela segunda vez, estou aqui para servir a população cearense. E agora, com a responsabilidade maior de estar como presidente da Assembleia, também estou tentando fazer parte dessa nossa construção”, destacou o presidente da Alece ao agradecer a homenagem.
O presidente em exercício da entidade, Mário Albuquerque, ressaltou que a colaboração entre o setor público e o setor privado fortalece a agenda ESG no transporte regional. Segundo ele, essa parceria impulsiona melhorias concretas na mobilidade urbana.
Ao final, Romeu Aldigueri defendeu o fortalecimento da gestão ambiental nos municípios. “É fundamental termos secretarias que existam de verdade, com conselhos deliberativos, paritários, licenciamento e fiscalização ambiental ativa”, pontuou. “Que possamos fazer novos projetos, novas legislações que possam conservar, proteger o meio ambiente e, principalmente, proteger a vida humana, proteger os 9 milhões de cearenses.”