O consumo de biscoitos no Brasil está mudando, com mais foco no sabor, em novidades e nas preferências de cada região. Segundo estudo da Abimapi com a NielsenIQ, divulgado em celebração ao Dia do Biscoito (20/07), os recheados doces lideram a preferência dos brasileiros no primeiro quadrimestre de 2025, respondendo por 24,27% do volume total — mais de 116 milhões de toneladas.
Além disso, o crescimento dessa categoria revela a busca por experiências sensoriais que entreguem prazer e conforto.
“Essa preferência mostra o quanto a indústria precisa estar atenta ao valor emocional dos alimentos”, destacou Claudio Zanão, presidente executivo da Abimapi.
Na sequência, os biscoitos de água e sal/cream cracker (19,35%) e os tradicionais maria e maizena (13,13%) mantêm espaço cativo, refletindo o papel dos clássicos no cotidiano alimentar.
O consumo de biscoitos no Brasil também revela forte apetite por novidades. Entre 2024 e 2025, os biscoitos cobertos apresentaram alta de 27,18% em volume e 35,54% em faturamento. Cookies cresceram 8,51% e rosquinhas, 6,53%, confirmando o apelo dos produtos de maior valor agregado.
“Mesmo comprando menos, o consumidor está escolhendo melhor”, analisa Zanão.
Consumo regional de biscoitos no Brasil em 2025
- Nordeste: 28,3%
- Minas Gerais, Espírito Santo e interior do RJ: 18,4%
- Região Sul: 17,4%
- Interior de São Paulo: 13,4%
- Grande São Paulo: 8,6%
- Grande Rio: 7%
- Centro-Oeste: 7%
Apesar da leve queda de 3,6% no volume total, o mercado cresceu 0,9% em valor, atingindo R$ 10,8 bilhões. Isso confirma que, no consumo de biscoitos no Brasil, qualidade e diferenciação superam quantidade.
A Abimapi, que representa mais de 90 indústrias responsáveis por 80% do setor, reforça o papel estratégico da indústria na leitura de tendências e na entrega de produtos alinhados às novas exigências do consumidor nacional.