“Quem criou o Pix?”, “Quem desenvolveu o Pix?”, “Quem teve a ideia do Pix?” — essas perguntas estão entre as mais feitas nos buscadores por quem se interessa pela história do sistema que revolucionou os pagamentos no Brasil. Desde seu lançamento, o Pix se consolidou como o principal meio de pagamento digital gratuito do país, com trilhões de reais movimentados. A ausência de taxas no Pix já causa incômodo em Big Techs e operadoras de cartão nos EUA, que enxergam o sistema como ameaça ao mercado.
No último mês de junho, durante evento em São Paulo, o ex-presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, respondeu à dúvida que tantos brasileiros compartilham: afinal, quem idealizou o Pix?
Quem criou o Pix? Ilan Goldfajn diz que foi criação técnica do funcionalismo
Segundo Goldfajn, o sistema foi desenvolvido por servidores de carreira do Banco Central. “Quem criou o Pix? Na minha opinião, o Banco Central. O funcionalismo. Não foi fulano ou ciclano”, disse ele.
Ao destacar o mérito coletivo, ele reconheceu o papel do corpo técnico da instituição no desenvolvimento do projeto — e não de nomes isolados. Essa explicação reforça que a criação do Pix foi resultado de um trabalho institucional de longo prazo, sem autoria única, mas com impacto histórico do PIX na modernização financeira do Brasil.
Como surgiu o Pix? Inspiração internacional e visão de longo prazo
A ideia inicial surgiu ainda em 2016, inspirada em plataformas como o Zelle, nos Estados Unidos. O Banco Central instituiu em 2018 um grupo de trabalho para desenvolver um sistema de pagamentos instantâneos. Com foco em agilidade, segurança e inclusão, o Pix foi desenvolvido em várias etapas técnicas até seu lançamento oficial, em novembro de 2020.
Essa trajetória confirma que foram os servidores do Banco Central que desenvolveram o Pix, com apoio institucional e alinhamento à missão pública da autarquia.
Pix automático reforça a evolução da solução criada por servidores do BC
No mesmo evento de junho, o Banco Central anunciou o Pix Automático, que permitiria pagamentos recorrentes — como contas, planos de saúde e assinaturas — sem autenticação manual. O novo recurso já estreou em 16 de junho e é obrigatório para todas as instituições que já operam com Pix.
A nova etapa amplia ainda mais o alcance da solução desenvolvida pela equipe técnica do BC, reforçando que quem criou o Pix foi o funcionalismo — com visão estratégica e foco no interesse público.
Reconhecimento valoriza servidores que desenvolveram o Pix
Ao reafirmar que não há um único autor, Ilan Goldfajn deu luz ao trabalho coletivo por trás da criação do sistema. Assim, a resposta à pergunta “quem teve a ideia do Pix?” revela um processo institucional iniciado em sua gestão e concluído com apoio técnico posterior.
O sucesso do Pix — tanto em adesão quanto em impacto internacional — confirma que quem criou o Pix, de fato, foi o próprio Banco Central, por meio de sua estrutura técnica. Hoje, a ferramenta simboliza o potencial da inovação estatal em resolver problemas reais e gerar inclusão.
E então: ainda restam dúvidas sobre quem criou o Pix?









