O resultado do grupo Air France-KLM no segundo trimestre de 2025 refletiu uma combinação bem-sucedida de eficiência operacional, investimento em frota sustentável e reposicionamento estratégico. A companhia aérea registrou lucro operacional de €736 milhões, acima do consenso de mercado (€671 mi) e da previsão do UBS (€707 mi), consolidando-se como uma das líderes do setor europeu em um ambiente desafiador.
Lucro líquido dispara e margens operacionais avançam
O grupo transportou 27,3 milhões de passageiros entre abril e junho, um crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2024. A taxa de ocupação foi mantida em 87,8%, enquanto a receita unitária por ASK subiu 2,4%. O lucro líquido do grupo disparou para € 606 milhões, frente aos €121 milhões do ano anterior. A receita trimestral alcançou €8,44 bilhões, superando os € 7,95 bilhões de 2024, ainda que levemente abaixo da estimativa de € 8,52 bilhões.
Indicadores anuais de 2024 mostram contraste com desempenho do 2T25
Apesar do bom desempenho trimestral, os resultados consolidados de 2024 indicam um ano desafiador para o grupo. O resultado do grupo Air France-KLM no acumulado de 2024 registrou receita de €31,5 bilhões, alta de 5% frente aos €30 bilhões de 2023. No entanto, o lucro líquido caiu 51%, recuando de €990 milhões para €489 milhões. O resultado operacional também teve retração de 6,4%, fechando o ano em €1,6 bilhão.
Em termos operacionais, o grupo Air France-KLM transportou 97,9 milhões de passageiros no ano passado, um avanço de 4,7% em relação a 2023. Esses dados anuais ajudam a contextualizar a recuperação mais robusta observada no segundo trimestre de 2025, sinalizando um movimento consistente de retomada após as pressões enfrentadas no ano anterior.
Desempenhos distintos entre as divisões Air France e KLM
O desempenho interno revelou contrastes: a Air France registrou lucro operacional de €490 milhões, mais que o dobro dos €195 milhões anteriores, enquanto a KLM viu queda para €197 milhões, devido a gargalos operacionais e aumento de custos. Já a Transavia enfrentou retração, com lucro de €12 milhões, impactado por greves e competição acirrada. O braço de manutenção (MRO) avançou para €70 milhões, e o programa Flying Blue contribuiu com €60 milhões.
Renovação de frota e aquisição da SAS fortalecem a visão de futuro
Com 30% da frota composta por aeronaves de nova geração, o grupo Air France-KLM intensificou sua transição energética. Essas aeronaves consomem até 25% menos combustível por passageiro-quilômetro. Além disso, o grupo reforçou seu compromisso com o Combustível Sustentável de Aviação (SAF), alinhando-se ao programa governamental France 2030. O movimento estratégico mais ambicioso foi o avanço na aquisição majoritária da Scandinavian Airlines (SAS), que elevará a participação para 60,5% e ampliará sua presença no norte da Europa.
Avaliação financeira do resultado do grupo Air France-KLM
O balanço financeiro mostra melhora no perfil de endividamento grupo Air France-KLM, com a dívida líquida recuando para €7,1 bilhões e a relação dívida líquida/EBITDA em 1,5x. Foi revisado para cima a previsão de custos com combustível para US$ 6,9 bilhões em 2025, mas elevou a cobertura para 69%. O guidance anual foi mantido, prevendo crescimento de capacidade entre 4% e 5% e leve aumento de custo unitário, o que indica confiança da gestão na estabilidade operacional e rentabilidade.