Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Airbus UpNext lança programa inovador para demonstração de células de combustível de hidrogênio

Foto: Divulgação/AirBus

A Airbus UpNext, braço de pesquisa e desenvolvimento da Airbus, deu início a um novo programa de demonstração que visa explorar uma nova arquitetura de geração de energia não propulsiva, tanto em solo quanto durante o voo, por meio do uso de células de combustível de hidrogênio.

Em aviões convencionais, a APU (Auxiliary Power Unit) é um pequeno motor adicional que utiliza combustível de aviação para fornecer energia, em conjunto com os motores principais, para alimentar funções não propulsivas da aeronave, como ar condicionado, iluminação interna e energia elétrica.

Com esse novo demonstrador tecnológico, conduzido a partir das instalações da Airbus UpNext na Espanha, a APU de um A330 será substituída por um sistema de célula de combustível de hidrogênio para a geração de eletricidade.

Publicidade

Conhecido como HyPower, esse demonstrador de célula de combustível de hidrogênio tem como objetivo também reduzir as emissões de CO2, óxidos de nitrogênio (NOx) e os níveis de ruído associados a uma APU convencional.

Novos recursos de design e técnicas de integração serão aplicados para aprimorar a segurança e as operações de futuras aeronaves movidas a hidrogênio, além de demonstrar o funcionamento estável de uma célula de combustível durante o voo, incluindo o processo de reinicialização.

A Airbus UpNext enfatizou que esses testes representam um novo marco na jornada rumo à descarbonização e no programa ZEROe, por meio de uma ambiciosa demonstração de voo que está programada para ser realizada até o final de 2025.

A campanha de testes de voo será conduzida com um Airbus A330 modificado, juntamente com um banco de testes em solo do sistema. Para atender às necessidades dessa campanha, a Airbus UpNext adquirirá uma unidade de produção de hidrogênio renovável.

Com essa iniciativa inovadora, a Airbus UpNext reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a aviação, impulsionando a busca por soluções de energia mais limpa e eficiente. A demonstração de células de combustível de hidrogênio representa um passo importante na direção de um setor aeroespacial mais eco-friendly e alinhado com as metas ambientais globais.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado