A Marquise Ambiental inaugurou o EcoHub Sol Nascente, na Região Metropolitana de Fortaleza, reforçando sua estratégia de crescimento em um mercado que passa por transformação com a substituição gradual dos lixões por soluções de infraestrutura ambiental. O empreendimento amplia a atuação da companhia no Ceará e integra um plano de expansão que inclui novos ativos em outros estados.
Instalado em uma área de 163 hectares, o complexo atende atualmente Aquiraz, Eusébio e Guaiúba e negocia a incorporação de novos municípios. Além da disposição final ambientalmente adequada dos resíduos, o EcoHub reúne tecnologias para produção de água de reúso, aproveitamento de biometano e compostagem.
Mais do que inaugurar um novo empreendimento, a Marquise Ambiental utiliza o EcoHub Sol Nascente para consolidar um modelo de negócio que transforma resíduos em ativos ambientais, aproximando a gestão de resíduos da lógica de infraestrutura e economia circular.
EcoHub Sol Nascente fortalece estratégia de crescimento da Marquise Ambiental
O EcoHub Sol Nascente representa um dos principais investimentos recentes da Marquise Ambiental. O complexo foi concebido para atender simultaneamente diferentes municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, característica que explica a definição de hub ambiental.
Segundo a CEO do Grupo Marquise, Carla Pontes, a expansão da companhia está baseada em capacidade técnica, escala operacional e investimentos permanentes para transformar passivos ambientais em ativos econômicos.
Essa estratégia também se reflete na ampliação da presença da empresa em outros mercados, incluindo a aquisição de aterros na Região Metropolitana de Natal, fortalecendo sua atuação além do Ceará.
Mercado de resíduos vive nova fase de consolidação
A expansão da Marquise Ambiental no segmento acompanha uma mudança estrutural do setor. O Brasil gerou 81,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2024, segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), mas cerca de 34% desse volume ainda teve destinação em lixões ou aterros controlados.
Esse déficit cria demanda por operadores capazes de implantar infraestrutura moderna e operar sistemas integrados.
- 81,6 milhões de toneladas de resíduos urbanos foram geradas em 2024.
- 34% ainda tiveram destinação inadequada.
- O Nordeste responde por 24,7% da geração nacional.
- A região coleta cerca de 83% dos resíduos produzidos.
A tendência é que a necessidade de substituir lixões favoreça empresas que conseguem atender vários municípios em uma mesma estrutura, como a Marquise Ambiental. Reduzindo, assim, custos operacionais e ampliando ganhos de escala.
Ceará ainda enfrenta déficit na destinação adequada dos resíduos
O potencial de crescimento do setor também aparece nos indicadores estaduais. Apenas 18,48% dos municípios cearenses contam com destinação final ambientalmente adequada, segundo a Secretaria das Cidades.
Embora cerca de 43% da população já seja atendida por sistemas adequados, a cobertura permanece concentrada nas regiões metropolitanas. Grande parte do interior ainda depende de soluções precárias ou intermediárias.
Esse déficit amplia a demanda por estruturas capazes de atender diferentes municípios, cenário que favorece projetos de maior escala, como o EcoHub Sol Nascente.
Marquise Ambiental aposta em infraestrutura para disputar um mercado em transformação
No EcoHub Sol Nascente, a estratégia da empresa vai além da destinação dos resíduos. O complexo reúne tecnologias de impermeabilização, monitoramento ambiental, produção de água de reúso, além de projetos voltados ao biometano e à compostagem.
Para Hugo Nery, diretor-presidente da Marquise Ambiental e conselheiro da Abrema, o principal desafio para eliminar os lixões deixou de ser apenas técnico e passou a depender de modelos financeiramente sustentáveis, capazes de viabilizar investimentos de longo prazo.
Com atuação em dez cidades brasileiras, 22 milhões de pessoas atendidas e 13 milhões de toneladas de resíduos coletadas por ano, a Marquise Ambiental amplia sua presença justamente em um momento de consolidação do setor.





