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Renault Kardian do Uber Black e Citröen Basalt fica dentro

A recente decisão da Uber de manter o Citröen Basalt na categoria Black até 2026, enquanto exclui o Renault Kardian, gerou um intenso debate entre motoristas e usuários. A pressão por parte dos motoristas, que argumentam que o Basalt atende a todos os padrões exigidos, levou a uma revisão das categorias premium. Com novas exigências de conforto e estética, a Uber busca equilibrar as preferências dos passageiros e a qualidade dos serviços. Descubra como essas mudanças impactam o transporte por aplicativo e o que isso significa para o futuro das viagens premium.
Renault Kardian fora do Uber Black
Renault Kardian fora do Uber Black: modelo deixará de ser aceito na categoria premium em 2026, enquanto o Citröen Basalt segue até o fim do ano. (foto: Divulgação)

A decisão que manteve o Renault Kardian no Uber Black e prorrogou o uso do Citröen Basalt até 2026 foi anunciada nesta segunda-feira (27/10). A medida surgiu após forte pressão de motoristas e usuários contrários à retirada imediata do SUV da Citröen. Assim, com o novo cronograma, o Basalt segue aceito até 31 de dezembro de 2026, enquanto o Kardian será bloqueado a partir de 5 de janeiro do mesmo ano.

A Uber revisa anualmente as listas das categorias Black e Comfort, buscando equilibrar conforto, estética e preferência dos passageiros. Motoristas argumentaram que o Basalt cumpre todos os padrões exigidos pela empresa, o que levou à revisão da decisão. Dessa forma, o Renault Kardian permanece excluído da relação de veículos aceitos para viagens premium.

Confira no vídeo a manifestação de um motorista sobre a decisão da Uber de manter o Citröen Basalt na categoria Black.

Renault Kardian no Uber Black e revisão das categorias premium

Em comunicado, a Uber afirmou que definiu os veículos da nova lista com base em aspectos apontados pelos usuários como decisivos na hora de solicitar viagens nas categorias Comfort e Black. A empresa também revisa essa lista, considerando critérios como o ano mínimo de fabricação, ar-condicionado, quatro portas e cores neutras — preto, prata, cinza, marrom, chumbo, azul-marinho ou branco.

Mesmo com o adiamento para o Citröen Basalt, a exclusão do Renault Kardian fora do Uber Black está confirmada.

Outros modelos também deixarão de ser aceitos, como Tiggo 3 e 3X (Chery), E-2008 (Peugeot), Kona Hybrid (Hyundai) e iEV 40 (JAC Motors). Segundo a companhia, a revisão anual busca aprimorar o padrão de qualidade e acompanhar as preferências de quem usa os serviços premium.

Novos padrões do Uber Black e Comfort no Brasil

As exigências do Uber Black e Comfort variam conforme a cidade. A atualização define o ano mínimo de fabricação e busca manter o padrão de conforto nas categorias premium.

Em São Paulo, por exemplo:

  • Etios Sedan, Voyage, Prisma, Logan e Cobalt: fabricados a partir de 2019;
  • Polo: aceito apenas a partir de 2023;
  • Requisitos gerais: veículos com ar-condicionado, quatro portas e cores neutras (preto, prata, cinza, marrom, chumbo, azul-marinho ou branco).

Com essas regras, a Uber reforça a padronização visual e o conforto das categorias premium. A estratégia também acompanha o movimento do mercado automotivo e as expectativas do público corporativo.

Decisão da Uber reacende debate sobre padrão e influência dos motoristas

O caso do Renault Kardian no Uber Black mostra como a pressão de motoristas e usuários segue influente nas decisões da plataforma. As reações forçaram o adiamento das mudanças e reacenderam o debate sobre o equilíbrio entre exigência e acessibilidade. No transporte por aplicativo, a experiência de quem dirige e de quem viaja continua definindo o rumo do negócio — mesmo diante de tentativas de padronização global.

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