A Tesla anunciou nesta sexta-feira (05/12) a chegada da versão baixo custo do Tesla Model 3 ao mercado europeu. O modelo Standart apresenta autonomia acima de 480 km e tem entregas previstas já para o primeiro trimestre de 2026.
O motivo da estratégia se dá pois, mesmo com a renovação do Model Y, a empresa enfrenta desaceleração nos novos registros no continente, e queda nos lucros, enquanto rivais como o ID.3 da Volkswagen e o Atto 3 da chinesa BYD ampliam sua presença na faixa de entrada. Nesse contexto, a Tesla busca impulsionar vendas do Tesla Model 3, mantendo foco em custo final e reforçando seu movimento de aproximação ao consumidor popular.
Tesla Model 3 e a estratégia de preço reduzido
A versão Standard do Tesla Model 3 foi criada como porta de entrada da linha. O modelo substitui itens premium por um pacote simplificado, mas preserva autonomia. Nesse sentido, a Tesla afirma que o modelo oferece “custo de propriedade ultrabaixo”, argumento que sustenta a abordagem de redução de recursos para manter preços competitivos.
A Tesla lançou o modelo com valores que ajudam a dimensionar essa estratégia:
- Alemanha: €37.970 — cerca de R$ 225 mil
- Noruega: 330.056 coroas — aproximadamente R$ 165 mil
- Suécia: 449.990 coroas — em torno de R$ 210 mil
- Estados Unidos: US$ 36.990 — cerca de R$ 187 mil, onde o Tesla Model 3 Standart já foi lançado em outubro.
Esse posicionamento reforça a tentativa de equilibrar alcance comercial e pressão por rentabilidade, debate que cresceu após Elon Musk abandonar os planos de desenvolver um elétrico de US$25 mil e priorizar versões econômicas de modelos existentes.
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Impactos para o mercado com a nova faixa de preço da Tesla
A ampliação de opções mais acessíveis, como é o Tesla Model 3 standart, que inclui também o Model Y básico, deve reordenar o comportamento de compra nos principais mercados da região. Embora essa iniciativa amplie o público potencial, a disputa por preços tende a avançar, já que veículos de entrada ganham força nas montadoras chinesas e europeias.
Esse ambiente pressiona a Tesla a evoluir seu pacote tecnológico e otimizar cadeia produtiva. De toda forma, são elementos que ganharão peso na consolidação do segmento de elétricos no continente nos próximos anos.











