Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Fusão entre Petz e Cobasi é aprovada mediante acordo que evita domínio de mercado

A fusão entre Petz e Cobasi foi aprovada pelo Cade com exigência de desinvestimento e regras de conduta. A união cria um grupo de R$ 7 bilhões e altera a dinâmica competitiva do varejo pet, enquanto o mercado acompanha a venda de ativos e a execução dos acordos. Saiba mais.
Fusão entre Petz e Cobasi ilustrada por fachadas das redes

A fusão entre Petz e Cobasi recebeu, nesta quarta-feira (10/12), a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) mediante a assinatura de um Acordo em Controle de Concentração (ACC) que impõe desinvestimento de ativos, especialmente no estado de São Paulo. Trata-se da união das duas maiores redes de varejo pet do país, criando um grupo com faturamento combinado próximo de R$ 7 bilhões. E, além disso, com impacto direto na concorrência do setor.

O plenário do Cade seguiu o voto do relator José Levi Mello do Amaral Jr., que argumentou que o acordo, embora não ideal, cria condições mais equilibradas de competição. O processo foi amplamente discutido desde 2024, incluindo audiência pública com representantes do governo, entidades e organizações ligadas ao bem-estar animal. A Petlove, terceira colocada do setor, também participou como interessada, defendendo inicialmente a reprovação da fusão e ajustando sua posição ao longo do debate.

Em maio deste ano, Superintendência-Geral chegou a aprovar sem restrições, a fusão entre Petz e Cobasi, mas o tema subiu ao tribunal por recurso. Todavia, o pacote aprovado hoje inclui remédios estruturais e comportamentais para evitar concentração excessiva no mercado, entre eles:

  • Desinvestimento de lojas e ativos estratégicos: venda de unidades em regiões onde a concentração seria maior, abrindo espaço para concorrentes atuarem de forma efetiva.
  • Regras de conduta para reduzir riscos competitivos: compromissos operacionais que evitam práticas capazes de limitar a competição durante a fusão entre Petz e Cobasi.
  • Possibilidade de aquisição dos ativos por empresas já manifestadas ao Cade: garantindo que o desinvestimento gere concorrência real.

A divergência apresentada pela conselheira Camila Cabral trouxe críticas aos estudos do Departamento de Estudos Econômicos. Portanto, apontando superestimação da força concorrencial das rivais mesmo após as medidas de mitigação.

Fusão entre Petz e Cobasi: trajetória das líderes do varejo pet

A Petz cresceu apoiada em um modelo multicanal que combina lojas físicas, plataforma digital e serviços especializados. Nesse contexto, a expansão nacional consolidou a marca como referência do setor.

Já a Cobasi, por sua vez, é pioneira no conceito de megalojas para pets e construiu ao longo de décadas uma presença robusta em diferentes regiões do país. Ambas se tornaram pilares do varejo pet moderno, impulsionando profissionalização e escala no segmento.

Nesse cenário, a fusão entre Petz e Cobasi avança com obrigações que devem redesenhar preços, oferta e competitividade. Tudo enquanto o mercado acompanha o desinvestimento e o cumprimento dos compromissos definidos pelo Cade.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas