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Ford suspende produção do elétrico F-150 Lightning e assume prejuízo de US$ 19,5 bi

A Ford interrompeu neste mês a produção da F-150 Lightning e anunciou a revisão de seus planos para veículos elétricos, decisão que resultará em um prejuízo contábil de US$ 19,5 bilhões. A montadora não informou quando a linha do modelo será retomada, mas destacou que a medida faz parte de um ajuste mais amplo de sua estratégia industrial. Leia a matéria completa e saiba mais!
F-150 Lightning com produção suspensa após revisão da estratégia elétrica da Ford
Ford suspende a produção da F-150 Lightning ao revisar seus planos para veículos elétricos. (Foto: Reprodução/ Throttle House /Youtube)

Devido à baixa performance, a Ford decidiu revisar sua estratégia para veículos elétricos, assim suspendendo a produção da F-150 Lightning, versão elétrica da icônica picape F-150. Anunciada nesta segunda-feira (15/12), a mudança levará a um prejuízo contábil de US$ 19,5 bilhões (cerca de R$106,23 bilhões), concentrado majoritariamente no trimestre atual, segundo a própria montadora.

Apesar do impacto, a Ford afirmou que, ao desconsiderar esse efeito contábil, o trimestre tende a apresentar resultado favorável. Isso ocorre porque as vendas de caminhonetes e SUVs movidos a gasolina seguem sustentando a geração de caixa da companhia. Diante desse cenário, a empresa elevou sua meta de lucro operacional anual para US$ 7 bilhões (aproximadamente R$38,13 bilhões)

F-150 Lightning e a revisão dos planos elétricos

A suspensão da F-150 Lightning, modelo elétrico da picape mais vendida da Ford, simboliza uma reavaliação mais ampla. Embora as vendas de veículos elétricos da empresa tenham crescido 30% no terceiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o volume absoluto alcançou apenas 30,6 mil unidades. Esse total representou menos de 6% das vendas da Ford nos Estados Unidos.

Além disso, a montadora não informou quando a produção de uma nova geração da picape elétrica da Ford será iniciada, nem se será alguma variante do F-150 Lightning. Porém, o que está confirmado é que a próxima F-150 contará com autonomia estimada em 700 milhas, cerca de 1,1 mil quilômetros. Além disso, terá capacidade ampliada para reboque pesado, atributos voltados ao público tradicional do modelo.

Conheça mais sobre o F-150 Lightning

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Incentivos, demanda e limites do mercado

Parte da expansão recente da demanda por elétricos ocorreu no verão e em setembro, período marcado pelo encerramento programado de um crédito fiscal de US$ 7,5 mil para compradores nos EUA. Com o fim do benefício, estimativas externas apontam retração nas vendas totais de veículos elétricos no país no quarto trimestre, ainda sem dados oficiais consolidados.

Esse contexto ajuda a explicar por que a F-150 Lightning passou a ocupar papel secundário no curto prazo. O desempenho comercial ficou aquém das projeções feitas quando a empresa ampliou investimentos em eletrificação. Ela fez isso apostando em regras ambientais mais duras e na expansão de restrições a veículos a combustão em alguns estados.

Leia também: Ford suspende exportações para China após tarifas elevadas

Reposicionamento da F-150 Lightning no portfólio

O redesenho da estratégia ocorre após a reversão de políticas ambientais federais e de incentivos financeiros para elétricos nos EUA. Diante disso, a Ford busca alternativas para utilizar ativos ligados à produção de baterias além da propulsão veicular. Nesse cenário, o futuro da F-150 Lightning passa a depender menos de ambições regulatórias e mais de viabilidade econômica. Tudo em um mercado que segue privilegiando escala, margem e previsibilidade de retorno.

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