O Banco Pine encerra 2025 entre os principais destaques dos rankings oficiais de projeções econômicas do país. A instituição figurou mais de 20 vezes entre as cinco primeiras posições nas avaliações de precisão macroeconômica. Os dados foram divulgados pelo economista Cristiano Oliveira, diretor de Pesquisa Econômica da instituição.
O desempenho ocorre em um ano marcado por forte volatilidade nos mercados globais. Além disso, o período foi influenciado por mudanças relevantes no ambiente geopolítico e por ajustes frequentes na formação de preços dos ativos. Nesse contexto, rankings institucionais ganharam ainda mais relevância para agentes econômicos.
Essas avaliações do Banco Pine passaram a ser observadas com atenção porque não medem apenas previsões pontuais. Elas analisam, sobretudo, a consistência técnica ao longo do tempo, o que eleva seu peso nas decisões de mercado.
Segundo o executivo, as projeções do banco se destacaram em levantamentos como o Boletim Focus, do Banco Central, e o Podium, do Ministério da Fazenda, referências para o mercado financeiro e para formuladores de política econômica.
“O ano de 2025 não foi simples para a economia e os mercados globais. Mudanças relevantes na ordem geopolítica e econômica se aceleraram, elevando a volatilidade e alterando a formação de preços dos principais ativos. Apesar desse ambiente desafiador, a área de pesquisa econômica do Banco Pine tem muito a comemorar”, destaca Oliveira.
As estimativas do Banco Pine que figuraram entre as Top 5 em 2025 envolveram:
- Inflação (IPCA e IGPs);
- Taxa de câmbio (dólar);
- Variáveis fiscais;
- Taxa básica de juros (Selic).
Cristiano Oliveira também ressaltou o papel do time técnico no desempenho alcançado ao longo do ano.
“Nossas projeções para inflação, câmbio, fiscal e taxa de juros figuraram consistentemente entre as Top 5 em 2025. Esse resultado reflete o trabalho técnico e dedicado da equipe econômica.”
O executivo citou nominalmente os economistas Pedro B. Del Grande e Gustavo Modolo Malki como parte central da entrega analítica do banco. Assim, o reconhecimento reforça a valorização do capital humano da instituição.
A recorrência do Banco Pine nos rankings oficiais consolida sua posição como referência em research econômico. Em um ambiente de elevada incerteza, previsões consistentes tornaram-se um ativo estratégico para decisões de investimento, crédito e gestão de riscos.











