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Stellantis, dona da Fiat investe R$ 14 bi em polo de Betim (MG)

Dona da Fiat vai ampliar capacidade de produção de motores flex para suportar aportes em modelos elétricos e híbridos no futuro

Fiat - Stellantis

A Stellantis, líder de mercado e dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, anunciou na segunda-feira (20) um investimento de R$ 14 bilhões para desenvolver o polo automotivo em Betim, em Minas Gerais, entre 2025 e 2030. A empresa destinará R$ 454 milhões para ampliar a produção de motores flex de alta eficiência e baixas emissões, utilizando a tecnologia Bio-Hybrid. Com isso, a capacidade de produção de motores na planta aumentará dos atuais 200 mil para 1,1 milhão de unidades ao ano. “É o maior investimento que nós algum dia fizemos em Betim”, afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul.

Concluiremos a ampliação da unidade de Betim no início do segundo semestre, preparando a empresa para produzir modelos híbridos e elétricos com maior eficiência de custo nos próximos anos. Contudo, até 2030, a Stellantis planeja lançar pelo menos oito modelos do tipo, alinhando-se ao compromisso de zerar as emissões de carbono a nível global até 2038.

Emanuele Cappellano destacou a importância da eficiência operacional para manter os carros acessíveis à classe média brasileira. “As novas tecnologias para carros híbridos ou elétricos aumentam o custo dos carros. Se nós quisermos ser acessíveis e que os nossos carros possam ser comprados por uma maioria dos consumidores, pela classe média brasileira, vamos ter de recompensar esse maior custo sendo mais eficientes nos nossos processos, na gestão e na produção,” afirmou Cappellano.

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Primeiro trimestre

No primeiro trimestre de 2024, a Stellantis alcançou participações de mercado de 30,3% no Brasil, 33,9% na Argentina e 23,4% na América do Sul. “Foi um primeiro trimestre difícil, mas bem-sucedido para a indústria. O mercado cresce no Brasil, mas as outras regiões do continente sul-americano claramente não acompanham o mesmo ritmo de crescimento.” analisou Cappellano.

Sendo assim, até 2030, a Stellantis investirá R$ 32 bilhões na América do Sul. Investiremos R$ 30 bilhões no Brasil e R$ 2 bilhões na Argentina. O valor impulsionará o lançamento de 40 novos produtos no período.

Parceria com a Leapmotor

Além dos investimentos em Betim, a Stellantis está se preparando para trazer a marca chinesa Leapmotor, especializada em modelos elétricos, para a América do Sul até o fim deste ano. Em 2023, a Stellantis adquiriu 20% da startup chinesa por US$ 1,6 bilhão. Assim, a joint venture com a Leapmotor visa frear o ganho de mercado da BYD no Brasil e permitir a troca de tecnologia entre as empresas.

“A estratégia com a Leapmotor traz duas oportunidades: uma de produto, de brand, e uma de acesso a novas tecnologias,” revela Cappellano. “A América do Sul é interessada em ambas as coisas. Enxergamos a Leapmotor como um elemento a mais, uma cereja no bolo do que nós já temos,” conclui.

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