A 10ª edição do levantamento “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios” foi elaborada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e mostra que atualmente 69% dos pequenos negócios vendem de forma online — redes sociais, aplicativos ou internet — no Brasil. Apenas 31% destes negócios operam exclusivamente no varejo físico.
A pesquisa foi realizada de forma online entre os dia 25 de fevereiro e 1º de março de 2021, com 6.228 respondentes de todos 26 estados e Distrito Federal, composta por 57% de MEI (microempreendedor individual), 38% ME (microempresa), 5% EPP (empresa de pequeno porte). O erro amostral é de +/- 1% para os resultados nacionais, com intervalo de confiança de 95%.
Dos respondentes, 46% atuam no comércio, 44% em serviços, 6% em indústria, 4% em construção civil e 1% na agropecuária.
O estudo do Sebrae revela que 54% dos pequenos negócios perderam em média 54% do faturamento desde o início da pandemia. A pandemia de Covid-19 afetou significativamente as pequenas empresas. 79% delas tiveram diminuição no faturamento, 10% permaneceu na mesma, 8% teve aumento no lucro e 4% não responderam ou não souberam responder.
Dificuldades dos pequenos negócios
As empresas já têm os resultados comparativos com as vendas do Carnaval do ano passado. 73% tiveram vendas piores que em 2020, 19% relataram índice de vendas parecido com o do ano anterior e 7% venderam mais neste Carnaval.
Ainda segundo o Sebrae, 64% destas empresas estão funcionando com mudanças por conta da crise, 16% estão funcionando da mesma forma que antes, 16% tiveram as atividades interrompidas temporariamente e 5% fecharam as portas de vez.
Outro ponto da pesquisa mostra que 57% dos pequenos negócios ainda têm dificuldades em manter a empresa, 24% acreditam que os desafios e mudanças impostas pela crise foram valiosas aos negócios, 10% estão animados com as novas oportunidades e 9% acreditam que o pior da crise já passou.