Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

69% dos pequenos negócios vendem online na pandemia

Dos respondentes, 46% atuam no comércio, 44% em serviços, 6% em indústria, 4% em construção civil e 1% na agropecuária.
Dos respondentes, 46% atuam no comércio, 44% em serviços, 6% em indústria, 4% em construção civil e 1% na agropecuária.

A 10ª edição do levantamento “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios” foi elaborada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e mostra que atualmente 69% dos pequenos negócios vendem de forma online — redes sociais, aplicativos ou internet — no Brasil. Apenas 31% destes negócios operam exclusivamente no varejo físico.

A pesquisa foi realizada de forma online entre os dia 25 de fevereiro e 1º de março de 2021, com 6.228 respondentes de todos 26 estados e Distrito Federal, composta por 57% de MEI (microempreendedor individual), 38% ME (microempresa), 5% EPP (empresa de pequeno porte). O erro amostral é de +/- 1% para os resultados nacionais, com intervalo de confiança de 95%.

Dos respondentes, 46% atuam no comércio, 44% em serviços, 6% em indústria, 4% em construção civil e 1% na agropecuária.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O estudo do Sebrae revela que 54% dos pequenos negócios perderam em média 54% do faturamento desde o início da pandemia. A pandemia de Covid-19 afetou significativamente as pequenas empresas. 79% delas tiveram diminuição no faturamento, 10% permaneceu na mesma, 8% teve aumento no lucro e 4% não responderam ou não souberam responder.

Dificuldades dos pequenos negócios

As empresas já têm os resultados comparativos com as vendas do Carnaval do ano passado. 73% tiveram vendas piores que em 2020, 19% relataram índice de vendas parecido com o do ano anterior e 7% venderam mais neste Carnaval.

Ainda segundo o Sebrae, 64% destas empresas estão funcionando com mudanças por conta da crise, 16% estão funcionando da mesma forma que antes, 16% tiveram as atividades interrompidas temporariamente e 5% fecharam as portas de vez.

Outro ponto da pesquisa mostra que 57% dos pequenos negócios ainda têm dificuldades em manter a empresa, 24% acreditam que os desafios e mudanças impostas pela crise foram valiosas aos negócios, 10% estão animados com as novas oportunidades e 9% acreditam que o pior da crise já passou.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado