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Startup de veículos elétricos substituirá mão de obra humana pela automatizada

A ideia do fundador da startup é de que a produção comece ainda neste ano. As duas primeiras fábricas (em Bicester, na Inglaterra, e Rock Hill, nos EUA) serão abertas até o final de 2021. Mais microfábricas serão adicionadas à medida que a demanda dos clientes da frota crescer.
A ideia do fundador da startup é de que a produção comece ainda neste ano. As duas primeiras fábricas (em Bicester, na Inglaterra, e Rock Hill, nos EUA) serão abertas até o final de 2021. Mais microfábricas serão adicionadas à medida que a demanda dos clientes da frota crescer.

O mercado de veículos elétricos vai passar por uma revolução com a substituição da mão de obra humana por algo automatizado. Este é o projeto da startup Arrival, que é financiada pela UPS, uma empresa de entregas internacionais. O objetivo da montadora de automóveis é reduzir os custos com a produção de vans e ônibus elétricos. Sediada em Londres, a startup está expandindo seus negócios para fora da capital do Reino Unido e também para os Estados Unidos.

Desde outubro de 2020, a startup vem apostando na produção de veículos em microfábricas, uma vez que o conceito de grandes fábricas de automóveis é caro e inflexível. Em seu novo formato, as ‘microfábricas’, contariam com o esforço exclusivo de robôs multitarefas. A montadora afirma que, com a substituição, deve economizar mais de US$ 900 milhões.

De acordo com as informações do presidente da empresa, Avinash Rugoobur, enquanto grandes montadoras custam mais US$ 1 bilhão, as microfábricas terão um custo médio de US$ 50 milhões. Além disso, o número de funcionários é bem reduzido. As grandes indústrias precisam contar com mais de 2 mil trabalhadores, enquanto que as microfábricas funcionam com algumas centenas de funcionários.

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“A abordagem da linha de montagem exige um investimento de capital muito grande e você tem de chegar a níveis de produção muito altos para ter alguma margem. A microfábrica nos permite montar veículos lucrativos em qualquer quantidade”, afirma o presidente da Arrival, Avinash Rugoobur.

A ideia do fundador da startup é de que a produção comece ainda neste ano. As duas primeiras fábricas (em Bicester, na Inglaterra, e Rock Hill, nos EUA) serão abertas até o final de 2021. Mais microfábricas serão adicionadas à medida que a demanda dos clientes da frota crescer.

Além do baixo número de funcionários, a montadora Arrival irá baratear os custos da produção por meio do material que vai ser usado, bem como do projeto e montagem de cada veículo. Nas montadoras comuns, os robôs normalmente são programados para executar duas tarefas, mas na Arrival esses robôs terão várias funções.

O que vai viabilizar a redução dos custos é que a maioria dos peças de aço dos carros elétricos estão senso substituídas por componentes feitos de compósitos avançados. Além disso, não são mais necessárias soldas de metal, pois as partes são unidas por adesivos estruturais.

A startup Arrival foi criada em 2015, por Denis Sverdlov, com um investimento de US$ 26 milhões vindo de sua empresa de capital de risco com sede em Londres, a Kinetik. Nos últimos anos, a empresa vem adotando uma abordagem muito diferente para fazer veículos elétricos rentáveis ​​e acessíveis.

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