Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Exportações de rochas ornamentais brasileiras batem recorde histórico

Setor registra melhor resultado parcial dos últimos seis anos

Cresce setor de rochas
Foto: Karina Porto Firme/CentroRochas

O setor de rochas ornamentais brasileiro alcançou um marco histórico, registrando o melhor resultado parcial acumulado dos últimos seis anos entre janeiro e novembro. Com um aumento de 36,20% nas exportações em comparação ao mesmo período do ano passado, o setor somou 1,22 bilhão de dólares até novembro, exportando 2.213 mil toneladas.

Segundo dados do Centrorochas, que em parceria com a ApexBrasil executa o projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone, a expectativa é fechar o ano de 2021 superando 1,31 bilhão de dólares, marcando o melhor resultado da história do setor.

Evolução das Exportações

Em novembro, as exportações nacionais alcançaram 138,24 milhões de dólares, um crescimento de 37,86% em relação ao mesmo mês de 2020. Este desempenho demonstra a resiliência do setor e o impacto positivo de ações setoriais e do aquecimento do setor de construção civil mundial. O presidente do Centrorochas, Tales Machado, comentou que, apesar dos desafios logísticos internacionais, os números poderiam ter sido ainda melhores.

Publicidade

Desempenho dos Estados

Os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Ceará lideraram as exportações de rochas ornamentais ao longo do ano. O Espírito Santo, primeiro no ranking, registrou um aumento de 37,13% em valor, exportando 1,01 bilhão de dólares. Minas Gerais teve um crescimento de 14,7%, com faturamento de 121,4 milhões de dólares. O Ceará, terceiro no ranking, cresceu 55%, totalizando 36,1 milhões de dólares.

Mercados Consumidores

Cada estado apresentou características distintas em relação aos principais mercados consumidores. Em novembro, o Espírito Santo exportou principalmente para os Estados Unidos (69,1%) e China (8,6%). Minas Gerais direcionou suas exportações majoritariamente para China (34,7%) e Estados Unidos (19,4%), enquanto o Ceará exportou para Estados Unidos (61,4%) e Itália (33,1%).

Programa It’s Natural

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone, desenvolvido pelo Centrorochas em parceria com a ApexBrasil, visa aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras. O programa promove ações estratégicas de internacionalização, fortalecendo a imagem e o desenvolvimento do setor no mercado mundial.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado