Setor de serviços no Brasil tem recuperação em 2023

O bom desempenho dos serviços financeiros auxiliares influenciou a volta do setor de serviços ao campo positivo - Foto - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O bom desempenho dos serviços financeiros auxiliares influenciou a volta do setor de serviços ao campo positivo - Foto - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em novembro, o setor de serviços no Brasil registrou um aumento de 0,4%, interrompendo uma sequência de três meses de quedas que totalizaram uma perda de 2,2%. A variação positiva foi impulsionada pelo desempenho de três das cinco atividades analisadas pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os setores de “Outros Serviços” (3,6%), incluindo serviços financeiros auxiliares, “serviços profissionais, administrativos e complementares” (1,0%), e “serviços prestados às famílias” (2,2%) foram os principais impulsionadores do resultado positivo.

O segmento de “Outros Serviços” registrou crescimento contínuo nos últimos três meses, acumulando um aumento de 4,9% impulsionado pela receita das empresas de pagamentos eletrônicos. O desempenho impactou positivamente o setor de serviços como um todo.

Em contrapartida, os setores de transporte tiveram um desempenho negativo, com uma queda de 1,0%. O transporte de passageiros caiu 2,9%, enquanto o transporte de cargas apresentou uma leve alta de 0,6% após três meses consecutivos de retração.

Do ponto de vista regional, 12 unidades da Federação acompanharam o crescimento no volume de serviços em novembro. São Paulo (1,1%), Paraná (2,4%), Mato Grosso (3,1%) e Mato Grosso do Sul (4,8%) foram os que mais contribuíram para o resultado positivo. Por outro lado, estados como Rio Grande do Sul (-2,0%), Distrito Federal (-2,6%), Maranhão (-7,6%) e Amazonas (-4,8%) registraram quedas significativas.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado