*Coluna por Luís Henrique Alencar, 24/02/2022
Essa, talvez, seja uma pergunta recorrente no imaginário de muitos empresários. Como saber se o negócio está indo bem ou não? Embora a resposta pareça simples, devo dizer que é particular e deve estar alinhada aos anseios dos idealizadores do negócio.
Caso façam pesquisas em sites de busca, o resultado serão diversos passo-a-passo sobre como medir se a empresa está indo bem. Antes de mais nada, a primeira pergunta que deve ser feita é: aonde a empresa quer chegar/estar?
Sempre que tenho oportunidade, faço essa pergunta para os empresários e gestores. Para a minha surpresa, a resposta não é imediata, não está na ponta da língua. A falta de clareza na definição dos objetivos do negócio, faz com que muitas empresas andem em círculos. Tal movimento não quer dizer fracasso, mas tendência de. Somente após ter os objetivos definidos é possível setar os indicadores de “indo bem”.
Esses indicadores, não necessariamente, são os prontos encontrados nos livros. Indicadores são relações de causa e efeito, transformados em números para melhor entendimento. Outro ponto relevante é que o “indo bem”, também, não deve ser medido por apenas um KPI, por razões óbvias. Uma empresa é um organismo vivo, inclusive, e para seu pleno e perfeito funcionamento, várias são os órgãos/áreas que se comunicam e dependem umas das outras. E, como num exame de sangue de rotina, onde o médico(a) avalia vários resultados para concluir sobre a sua saúde, nas empresas não deve ser diferente.
Medir, por exemplo, qual o nível de produtividade e satisfação dos colaboradores, qual o nível de desperdícios de insumos na transformação industrial, qual a eficiência do investimento em marketing, qual a taxa de conversão em cada etapa do funil de vendas, qual a relação preço e lucro de cada produto ou serviço ofertado. Esses são alguns exemplos de causa e efeito que normalmente são desconsiderados, ou até, não conhecidos por muitos.
O último deles, arrisco dizer, deveria unanime em todas as reuniões do board de gestão. Afinal, para que constituir as empresas, se não para auferir lucro?
Outro indicador relevante para a gestão a vista do negócio é a geração de caixa. Esse é o monitor cardíaco de qualquer negócio. Atenção redobrada para as tendências e queda e ação tempestiva para reversão do quadro.
Note que os indicadores se relacionam e seus resultados têm impacto direto no caixa. Esse é, sem dúvida, o indicador rei!
Para finalizar, ressalto a importância de compreender que a geração de caixa não deve ser confundida com o lucro gerado pela operação do negócio. Esse é um grande erro cometido por muitos.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.