Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Faculdade SENAC traz palestra sobre inteligência estratégica e resultado com professor doutor Joanisval Gonçalves

Professor Doutor Joanisval Brito Gonçalves

O professor Doutor Joanisval Gonçalves, Secretário adjunto de assuntos estratégicos da Presidência da República, realizou palestra falando sobre: Inteligência estratégica e resultado. Em evento realizado na Faculdade SENAC, último dia 2, o professor falou que a inteligência e a democracia são coisas extremamente compatíveis, no entanto, ainda falta muito conhecimento para utilizar melhor os conceitos de inteligência devido sua diversidade.

Segundo ele, a primeira pessoa a teorizar sobre a inteligência foi o americano Sherman Kent em 1947 quando participou da equipe que criou a CIA nos EUA. Kant foi chamado para compor o quadro de fundação da CIA por ser um professor conceituado de uma grande universidade americana e que tinha atuado em órgãos de inteligência que participaram da segunda guerra mundial. Portanto, com 20 anos na CIA, Kant constrói um conceito de inteligência baseado em três fatores: Produto, Processo e Organização.

De acordo com Joanisval, empresas também usam inteligência o tempo todo, pois a função básica da inteligência é o assessoramento do processo decisório, por análise, produção de conhecimento e assessoramento.

Publicidade

Segundo a lei brasileira de número 9.883/1999 “Inteligência é a atividade que objetiva a obtenção, análise e disseminação de conhecimentos, dentro e fora do território nacional, sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório e a ação governamental e sobre a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado”.

Participantes palestra Faculdade Senac

Segundo a Diretora Institucional do Portal Economic News Brasil que esteve presente no evento, Aletéia Lopes: “Esse tema é bastante relevante para a sociedade em geral e principalmente para o meio empresarial, pois a cada dia a vida pessoal e profissional está cada vez mais exposta pelas redes sociais e é necessário usar a inteligência a serviço da proteção das pessoas e das informações estratégicas das organizações”.

Coronel Duarte Frota e Luís Antônio Duarte

O evento foi realizado pela Fecomércio e SENAC com a brilhante coordenação do Diretor da Faculdade SENAC Luís Antônio Rabelo.

E o evento contou com a presença do Coronel Duarte Frota que fez o fechamento do evento parabenizando a todos e agradecendo o presidente da Fecomércio Luis Gastão por trazer um tema de bastante relevância para a sociedade.

Luis Antônio também informou que em breve a faculdade SENAC pretende trazer um curso de pós-graduação em Inteligência sob a coordenação geral do professor Doutor Joanisval Gonçalves.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado