Logo-Noticias-de-valor-em-negrito-1 fundo transparente 01
Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
X
Publicidade
X
Publicidade

A projeção dos rendimentos do patrimônio imobiliário – Por Marcelo de Castro

Marcelo N
Marcelo N

*Coluna por Marcelo de Castro – 08/06/22

A progressão patrimonial tem que chegar a uma taxa de 8 a 10% ano de valorização imobiliária, isso dependerá da localização que o imóvel se encontra. Considerando esses percentuais, o mínimo que o investidor deve obter de retorno do investimento será de cinco anos, chamo esse evento de dobra de capital. Então, se não houver uma métrica estabelecida, uma gestão coerente com o contexto do mercado, o que vai acontecer? Muito provavelmente perderá a oportunidade de ter uma dobra de capital em 5 anos.

Existem casos e casos. Alguns empreendimentos ou projetos imobiliários com marca já amadurecida e bem posicionada no mercado, poderão obter uma valorização superior aos percentuais apresentados acima. Devo lembrar que, normalmente esses eventos estão associados aos terrenos ou condomínios de lotes de alto padrão, ditos como “triple A” (AAA). Nesses casos a valorização se apresenta com um valor agregado ainda maior devido ao histórico de sucesso dos empreendimentos anteriores que ajudaram a consolidar a marca no mercado.

Publicidade

Além da valorização imobiliária que é uma característica inerente ao investimento, existe também o ganho do aluguel que é outra renda associada a quem investe em imóveis com a finalidade de obter renda passiva. Nesse caso, atualmente os percentuais variam de 0,40% a 0,90% ao mês, ou seja, de 4,91% a 11,35% ao ano dependendo do projeto imobiliário realizado. Dessa fora, existem 2 ganhos relacionados ao imóvel, a valorização e a renda. Somando os 2 ganhos a expectativa total varia de 12,91% a 21,25% ao ano, com dobra de capital mínima de 5 anos.

Essa é a finalidade de se gerenciar os imóveis de forma ativa através da assessoria de um gestor patrimonial. Que irá possibilitar através de sua gestão especializada, uma rentabilidade com valor agregado e aquisição de unidades bem negociadas para a ampliação e desenvolvimento do portfólio imobiliário do empresário, gerando assim uma riqueza considerável em um curto espaço de tempo. Por isso essa visão de que o aluguel está pouco ou não vale a pena é muito relativa. Existem ganhos intrínsecos associados aos imóveis que passam despercebidos por quem não domina a área de investimento imobiliário.

Um bom gestor patrimonial está atento a tudo isso. Tem no seu dashboard de investimento imobiliário a situação de cada imóvel, quanto vale, quanto se valorizou, quanto se valorizará, se vale ou não a pena vender para adquirir outro (o que chamamos de arbitrar), dentre outras visões que são próprias do mercado imobiliário. Um portfólio de investimento gerenciado ativamente, cria uma forte sustentabilidade e segurança para o empresário e toda a sua família.

Muitos empresários estão acostumados a projetar rendimentos em aplicações financeiras, mas não pensam tanto a respeito da valorização do patrimônio imobiliário como uma excelente, oportunidade de retorno financeiro, mas para isso é necessária métricas devidamente estabelecidas.

Dessa forma, é preciso definir o que se esperar do patrimônio. A partir daí, olhando para o mercado, pode ser traçado um plano para que os imóveis sejam adquiridos, de forma que tal meta seja cumprida. Porém, vale lembrar que quanto mais se conhece o mercado, mas é necessário metodologias e um conhecimento especializado. E esse trabalho deve, de preferência, ser feito por um especialista em gestão patrimonial imobiliária.

Confesso que contratar um profissional competente para gerir o patrimônio imobiliário pode exigir certo esforço – tanto em energia, quanto financeiro – porém destaco também que essa busca é um investimento, pois quando bem-feita, o benefício dessa contratação é claro e o resultado é certo. Pois se expressa muito bem no fato da família empresária saber que tem uma pessoa que está diariamente atualizada e interagindo com o mercado, trazendo oportunidades que irão gerar bastante riqueza patrimonial.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal.

M Dias Brancoconteúdo patrocinado