No primeiro semestre de 2022, os serviços de atendimento ao consumidor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) receberam 951,3 mil reclamações relacionadas a prestadoras de banda larga fixa, TV por assinatura, telefonia móvel e telefonia fixa. Esse número representa uma redução de 6,5% em comparação com o segundo semestre de 2021.
Além disso, o Índice de Reclamações (IR), que mede o número de queixas mensais por mil acessos, apresentou uma queda de 0,55 para 0,51 no período comparado entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022.
O Relatório Semestral de Reclamações de 2022, elaborado pela Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) da Anatel, oferece detalhes sobre as reclamações por prestadora, serviço e motivo, como questões de cobrança, qualidade e atendimento. Esse relatório está disponível para consulta no portal da Agência.
Vale destacar que, desde o recorde de quatro milhões de reclamações registradas em 2015, houve uma tendência de queda nas queixas, interrompida apenas nos dois primeiros anos da pandemia de Covid-19. O resultado do primeiro semestre de 2022 retoma essa tendência de redução.
A partir de agosto de 2020, a Anatel exigiu a criação de Ouvidorias nas prestadoras de telecomunicações, com o objetivo de melhorar o atendimento ao consumidor. Além disso, a Superintendência de Relações com Consumidores tem conduzido ações de fiscalização regulatória, como nos casos de cancelamento de serviços e telemarketing, buscando aprimorar a relação entre prestadoras e consumidores.
Por fim, as orientações para registrar reclamações sobre serviços de telecomunicações estão disponíveis na página online da Anatel, facilitando o acesso a informações sobre os direitos dos consumidores.