Uma pesquisa realizada pela Neurotech, empresa de inteligência artificial, apontou que a procura por financiamento no Brasil tem retração inédita em agosto, em meio à perda de tração das vendas varejistas.
“Pela primeira vez desde início a pandemia, que marcou a estagnação da economia brasileira, a demanda por crédito no Brasil registrou queda na comparação anual”, disse a empresa em fala dada ao Estadão.
No mês passado, o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) encolheu 4% na comparação com o mesmo período de 2021. Só a demanda por crédito no varejo cedeu 29% em agosto de 2022 em relação ao mesmo mês do ano passado.
O declínio da busca por financiamento no varejo completa o segundo mês consecutivo. Em julho, houve recuo de 17%, enquanto o setor financeiro e de serviços tiveram alta. Em agosto, o INDC de bancos e financeiras registrou alta de 4% e o serviços apresentou queda de 2% na comparação interanual.
“A queda da demanda do crédito para o varejo está relacionada à retração das vendas do comércio diante do comprometimento da renda do brasileiro e inadimplência”, explica Breno Costa, diretor da Neurotech.

								
											








