05 de outubro, dia do empreendedor: conheça dicas para ter um negócio de sucesso

(Foto: Pexels)

O Brasil é um dos países que não para de crescer quando o assunto é empreendedorismo. Em 2021, foram registrados mais de 3,9 milhões de empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas ou microempreendedores individuais (MEIs), de acordo com o SEBRAE.

Para quem quer trilhar o caminho do empreendedorismo é essencial se atentar às boas práticas e estratégias para alavancar um negócio. Para ajudar, convidamos 4 empreendedores com negócios já consolidados a compartilharem dicas valiosas. Confira:

1 – “Foque em poucas coisas que possam realmente mover o ponteiro do seu negócio”, por Rodrigo Bernardinelli, CEO e fundador da Digibee

“Conheça muito bem o problema que você quer resolver, tenha um plano de execução e foque em poucas coisas que possam realmente mover o ponteiro do seu negócio”, afirma o empreendedor.

Hoje, a Digibee é a principal plataforma eiPaaS (Enterprise Integration Platform as a Service) responsável por conectar grandes empresas ao mundo digital, mas, quando surgiu, tinha ideias ainda pouco exploradas no mercado e não havia definido sua principal solução. De um aplicativo que conectava pequenos produtores orgânicos com o consumidor final, a Digibee se transformou numa plataforma de integração de sistemas bem mais ampla. “A necessidade de integrar sistemas sempre existiu, mas precisávamos fazer de uma forma ainda mais prática e eficiente. O app de alimentos orgânicos foi o nosso MVP, algo que deu muito certo e nos moveu a mudar esse setor”, explica Bernardinelli.

2 – “Seja antifrágil”, por Roberto Oliveira, CEO e fundador de Take Blip

“O inesperado sempre acontece e ser antifrágil é reagir a este inesperado com consistência. Ninguém sabia que haveria uma pandemia, mas as empresas que estavam preparadas para comunicar suas ideias e seus produtos em tempo real, com o auxílio da tecnologia, por exemplo, já eram anti frágeis e provavelmente sobreviveram ao período turbulento com mais facilidade. E isso não tem a ver necessariamente com solidez, reserva de segurança e liquidez. Estar pronto para a mudança é o principal ingrediente para o sucesso”, compartilha o executivo.

Empresa líder em business messaging que oferece soluções de comunicação entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais, Take Blip fomenta hoje o mundo da mensageria numa trajetória que começou há mais de 20 anos.

3 – “O que um empreendedor vende é seu capital intelectual”, por Tiago Mavichian, CEO e fundador da Companhia de Estágios

“Empreender é suar, acordar cedo e dormir tarde. Aprendi que o potencial do conhecimento e a força de vontade nunca podem ser negligenciados por um empreendedor. O que um empreendedor vende é seu capital intelectual. É muito mais do que apenas um serviço ou um produto”, diz o empresário.

Esta é uma das dicas que, segundo ele, teria dado a si mesmo, quando iniciou sua jornada como empresário em 2006, aos 21 anos, quando fundou a Companhia de Estágios – empresa que oferece soluções em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e aprendizes.

4 – “Investir em autoconhecimento”, por Nelson Andreatta, CEO e fundador da Eats for You

“Investir em autoconhecimento facilita a caminhada pelo empreendedorismo. É comum empreendedores desenvolverem conhecimento técnico e estudarem o mercado, mas muitos esquecem de olhar para dentro. O autoconhecimento permite que um empreendedor identifique suas potencialidades e quando deve procurar um suporte especializado. Ter essa clareza traz foco e prepara o empreendedor para superar obstáculos. Dá mais consciência de até onde ele consegue ir sozinho e quando precisa puxar o freio”, conclui o executivo.

Essa foi sem dúvida foi uma das coisas que fez Nelson Andreatta chegar onde chegou com a Eats For You – uma ESG foodtech que funciona como um marketplace de refeições caseiras, que conecta donas e donos de casa com pessoas que querem resgatar o hábito de se alimentar com uma comida feita artesanalmente.

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