O comércio no varejo eletrônico registrou neste ano sua pior Black Friday da história, após queda nos pedidos e no valor consumido por compra. A queda foi de 28% nas vendas na sexta-feira (25), ante 2021, para R$ 3,1 bilhões, em cima de uma base de comparação, já que o ano passado já havia registrado o menor crescimento até então.
Com o péssimo resultado da Black Friday, as atenções estão voltadas para os próximos 20 dias, para tentar voltar a crescer e buscar melhores margens nas vendas de Natal. A retração na principal data do evento equivale a R$ 1,2 bilhão a menos em vendas do que no ano anterior.
Os números que foram levantados no sábado (26) pela Confi Neotrust, refletem na queda recente do poder de compra e no baixo nível de confiança na economia em 2023.
Pela primeira vez em 12 anos houve queda nas vendas, o que surpreendeu associações do comércio e consultores da área. A retração ocorreu em todas as regiões do país.
O aumento dos preços dos bens duráveis e da taxa Selic também influenciaram, reduzindo a capacidade de compra.
“O varejo on-line teve a pior Black Friday da sua história neste ano, com recuo em número de pedidos e no valor gasto por compra. Houve queda de 28% nas vendas na sexta-feira sobre 2021, para R$ 3,1 bilhões, em cima de uma base fraca de comparação, já que o ano passado havia registrado o menor crescimento na data, até então. A partir desta semana as estratégias comerciais se voltam para os próximos 20 dias, para tentar retomar crescimento e buscar melhores margens nas ações de Natal”, informou a jornalista Adriana Mattos, no Valor Econômico.