Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Pela primeira vez em 20 anos dólar ficou mais caro que o euro

Foto: Pexels

Desde a sua criação, o euro sempre valeu alguns centavos a mais que o dólar. Em julho deste ano, as duas moedas atingiram a igualdade de valores. 22 de agosto, o euro foi cotado por menos de 1 dólar. Cada moeda europeia valia 97 centavos do dinheiro americano.

A queda do euro foi causada por diversos fatores. A Guerra entre Rússia e Ucrânia aumentou os preços do gás e de outros produtos.

Participe do nosso Canal no WhatsApp Aqui!

Em março, o Fed deu início a uma alta nos juros, o que atraiu dinheiro estrangeiro para os EUA e fortaleceu o dólar. Ao mesmo tempo, o BCE teve postura mais contida e demorou a mexer nos juros, que estavam abaixo de zero.

O outono europeu gerou menor demanda por gás e a atuação mais firme do BCE em subir os juros, a partir de setembro, ajudaram a moeda europeia a recuperar a força.

O euro ficou cerca de três meses, até o começo de novembro, oscilando ao redor da taxa de 1 para 1, até retomar força a partir de 12 de novembro, quando se estabilizou na faixa de 1,03 euro por dólar. Perto do Natal, na segunda (19), cada euro valia 1,06 dólar. Há dois anos, em dezembro de 2020, esta cotação estava em torno de 1,20 dólar.

Em dezembro, o BCE fez a terceira alta seguida de juros e elevou a taxa a 2% ao ano. Nos EUA, o Fed reduziu a velocidade da alta de juros, e elevou a taxa para 4,5%. No Brasil, a Selic foi mantida em 13,75% ao ano na última reunião do Banco Central.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas