O ministro da Economia do novo governo Lula, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30/12) que duas mulheres já estão confirmadas para as presidências dos principais bancos públicos. Rita Serrano irá comandar a Caixa Econômica Federal (CEF) e Tarciana Medeiros o Banco do Brasil (BB).
“Elas conversaram muito com o presidente [Lula], conversaram muito comigo, estão absolutamente alinhadas com o plano do governo do presidente Lula, sabem dos desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito aqui no Brasil. É uma agenda muito desafiadora”, disse Haddad.
“Como são bancos ligados ao Ministério da Fazenda, vamos estar trabalhando conjuntamente. A equipe da Fazenda está 100% à disposição das equipes que vão ser formadas pelas duas presidentas para que a gente coloque o mais rapidamente possível à disposição da população aquilo que foi compromisso de campanha, sobretudo no que diz respeito ao crédito”, completou o futuro ministro.
Quem são

Tarciana Medeiros está no quadro do Banco do Brasil desde 2000. Hoje, ela é gerente executiva e será a primeira mulher ocupando o posto desde a fundação da instituição.

Maria Rita Serrano é funcionária de carreira da Caixa desde 1989 e já comandou o Sindicato dos Bancários do ABC Paulista, no período de 2006 e 2012. Desde 2014, é conselheira eleita representando os funcionários no Conselho de Administração da instituição. Ela foi a única conselheira do banco a se posicionar contra os assédios cometidos por Pedro Guimarães.