Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Entenda como funciona o regime de metas de inflação

(Foto: Divulgação)

O Banco Central do Brasil adotou o regime de metas de inflação em 1999 como parte de sua estratégia para estabilizar os preços econômicos. Este regime se caracteriza por estabelecer uma meta oficial para a taxa de inflação em um ou mais horizontes de tempo e seu compromisso explícito em manter a inflação baixa e estável como objetivo primordial da política monetária.

Este método de controle de inflação foi adotado pela primeira vez pela Nova Zelândia em 1990 e tem sido amplamente adotado por economias avançadas e emergentes desde então. Ele surgiu como uma alternativa aos modelos antigos, que se concentravam em agregados monetários ou taxas de câmbio, que não foram eficientes para combater a inflação após a crise do petróleo nos anos 70.

O regime de metas de inflação é considerado uma ferramenta valiosa para dar mais previsibilidade às decisões econômicas e credibilidade ao Banco Central. Ao estabelecer uma meta oficial e comprometer-se a atingi-la, o BC garante ao mercado uma maior estabilidade e segurança, evitando o risco de hiperinflação. Além disso, o BC também tem o objetivo de tornar as decisões de política monetária mais transparentes e compreendíveis para o público em geral.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado