Logo-Noticias-de-valor-em-negrito-1 fundo transparente 01
Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
X
Publicidade
X
Publicidade

Cade aprova compra da CSP pela ArcelorMittal em definitivo

Cade aprova a venda da CSP para a ArcelorMittal
Cade aprova a venda da CSP para a ArcelorMittal

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) confirmou sem restrições a venda da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) para a ArcelorMittal, após pedido de revisão. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (14). A operação envolve a venda de 100% das ações da siderúrgica por US$ 2,2 bilhões.

Avaliação no Cade

No parecer emitido em janeiro, o Cade já havia dado sinal verde à aquisição, nos mesmos moldes e valores. A empresa Usiminas solicitou uma revisão das condições de mercado. O pedido foi avaliado e negado pela conselheira Lenisa Rodrigues Prado, que identificou riscos na operação. Ela apontou riscos como o fechamento de mercado, o aumento de custos para a concorrência e o compartilhamento de dados sensíveis.

A ArcelorMittal, em nota, informou que o processo segue para sua fase final de tramitação e as empresas continuarão operando de forma independente até a conclusão da operação, respeitando as regras de governança e compliance, incluindo sob a perspectiva concorrencial. A empresa está confiante na conclusão da transação até o final de fevereiro e segue trabalhando com o planejamento da integração entre as empresas.

Publicidade

A CSP é uma joint venture binacional formada pela Vale, Dongkuk e Posco. O negócio, anunciado em julho de 2022, foi bem recebido pelo Governo do Ceará e pelo setor empresarial cearense, que têm boas expectativas. A expectativa é que a ArcelorMittal amplie os investimentos na CSP e impulsione a indústria para novos produtos. A indústria também pode se expandir para fontes de energia renovável, como aço verde, energia eólica, solar e hidrogênio.

ArcelorMittal

A ArcelorMittal é uma gigante mundial da siderurgia com clientes em 160 países e mais de 190 mil funcionários. Está listada em várias bolsas de valores ao redor do mundo. No Brasil, a empresa atua na produção de aços e dispõe de capacidade instalada de 12,5 milhões de toneladas anuais, com indústrias em seis estados e 16 mil empregados.

A CSP é a primeira usina integrada do Nordeste e a trigésima instalada no Brasil. Ela emprega 22 mil pessoas direta e indiretamente. A usina tem um impacto expressivo no Produto Interno Bruto (PIB) e nas exportações cearenses.

M Dias Brancoconteúdo patrocinado