O Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), liderado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, tem até 5 de abril para decidir se o plantio de trigo transgênico será permitido no Brasil.
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou o plantio em 1º de março, mas a decisão ainda aguarda a manifestação do CNBS. Se não houver manifestação dentro do prazo de 30 dias, a aprovação será considerada válida.
Organizações da sociedade civil enviaram um ofício ao CNBS solicitando o cancelamento da liberação do trigo transgênico HB4 e a importação de farinha de trigo transgênico HB4, alegando violações no processo de aprovação do produto geneticamente modificado, perigos à saúde, meio ambiente e soberania alimentar.
O documento também foi encaminhado ao Ministério Público Federal e ao Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. As organizações alegam que a decisão da CTNBio foi tomada sem debates públicos e análises técnicas adequadas. O trigo é um alimento essencial na dieta da população brasileira.